Outro lote de código de recurso AMDGPU/AMDKFD foi enviado esta semana para DRM-Next como alterações adicionais do driver gráfico do kernel AMD Radeon previstas para o Linux 6.3. Assim, o novo kernel Linux 6.3 terá melhorias para firmware AMD Radeon ausente e hardware não suportado.
Esta semana chegaram os patches de Mario Limonciello da AMD sobre retrabalhar o tratamento de solicitação de firmware para que aconteça mais cedo na fase de inicialização do driver. A intenção aqui é lidar com isso antes de perder o console do BIOS do sistema se algum firmware estiver faltando para os diferentes blocos de IP que compõem a GPU Radeon.
O objetivo é melhorar o processo no Linux em torno de novas GPUs AMD no Linux para evitar uma experiência confusa do usuário se houver suporte de hardware ausente ou os blobs de firmware necessários para a inicialização do hardware.
Linux 6.3 terá melhorias para firmware AMD Radeon ausente e hardware não suportado
Além desse conjunto de 45 patches para refazer o manuseio do firmware, a atualização AMDGPU desta semana também possui várias correções, limpezas de código e algumas correções SMU13 para ajudar o hardware da série Radeon RX 7000 (RDNA3). Há também várias correções para o driver de computação AMDKFD. A lista completa de patches de driver gráfico do kernel AMD para a semana pode ser encontrada por meio desta solicitação pull.
A janela de mesclagem do Linux 6.3 será aberta em meados de fevereiro, quando este trabalho no DRM-Next chegará junto com muitos outros aprimoramentos do driver do Direct Rendering Manager.
Linux 6.3 vai suportar uso da nova instrução LKGS da Intel (parte do FRED)
Como parte da próxima especificação FRED (Flexible Return and Event Delivery) da Intel, está a nova instrução LKGS para gerenciar o estado do registrador de segmento GS de uma maneira mais flexível. Com o Linux 6.3, o kernel permitirá o uso da instrução LKGS, quando suportada em futuras CPUs Intel.
Os engenheiros da Intel têm trabalhado no suporte do Linux para FRED e isso permanece em desenvolvimento enquanto a nova instrução LKGS pode ser usada fora do FRED. Esta semana, os patches do kernel para permitir o uso do LKGS foram colocados na fila por meio da ramificação “x86/cpu” do TIP antes da janela de mesclagem do Linux 6.3. Portanto, impedindo que quaisquer problemas de última hora surjam neste código relativamente direto, o uso do LKGS chegará com o início do ciclo do Linux 6.3 em fevereiro.
Há o novo bit de recurso LKGS e usando a nova instrução para a função load_gs_index() do Linux, entre outros patches relacionados para permitir seu uso.A Intel ainda não confirmou publicamente qual geração de processadores será fornecida com suporte a FRED e LKGS.