O Mesa 22.3.7 foi lançado como o último lançamento pontual planejado para a série de drivers Q4’2022 do driver.
Com o Mesa 23.0 lançado no final de fevereiro e seu primeiro lançamento pontual devido, o Mesa 22.3 como a antiga série estável está sendo encerrado. Eric Engestrom lançou hoje o Mesa 22.3.7 com o último lote de correções para a coleção de drivers de código aberto Q4 OpenGL e Vulkan, enquanto os usuários devem começar a trabalhar para a série estável Mesa 23.0 ou para a pilha de desenvolvimento Mesa 23.1 em desenvolvimento, se desejar uma experiência de ponta e com mais desempenho / recursos.
Mesa 22.3.7 chega como última versão desta série
O Mesa 22.3.7 inclui várias correções RADV Vulkan e RadeonSI OpenGL para usuários AMD Linux de código aberto (incluindo correções GFX11/RDNA3), várias correções Zink para OpenGL sobre Vulkan, várias correções Intel “ANV” Vulkan e uma variedade de outras correções aleatórias em toda a base de código do Mesa 3D.
Para aqueles que usam a série Mesa 22.3, a lista completa das alterações v22.3.7 pode ser encontrada no anúncio de lançamento de hoje . Especialmente se você estiver executando processadores gráficos Intel e AMD Radeon recentes, na maioria das vezes vale a pena se ater aos lançamentos upstream mais recentes ou se for ambicioso o suficiente para usar o Mesa Git.
Mesa 23.1 fornece implementação EGL aprimorada para o Haiku
Embora os drivers Mesa 3D de código aberto sejam mais conhecidos para uso no Linux, eles também são usados por outras plataformas, como Haiku, BSDs e até mesmo o Microsoft Windows com WSL e afins. Para aqueles que fazem uso dos drivers Mesa 3D no sistema operacional Haiku inspirado no BeOS para desfrutar do suporte OpenGL, mesclado para o Mesa 23.1 é uma implementação EGL aprimorada para essa plataforma. Então, o Mesa 23.1 fornece implementação EGL aprimorada para o Haiku.
O código foi mesclado ao Mesa 23.1 através deste MR para aqueles interessados neste trabalho Haiku. Abandonar o antigo código HGL iluminou Mesa em 2,3 k linhas, enquanto a nova rota EGL + libglvnd tinha apenas 300 linhas de código adicional.
Caso você tenha perdido a partir de dezembro, foi o marco do Haiku R1 Beta 4 com melhorias no WiFi, uma camada de compatibilidade Wayland, suporte aprimorado à tela HiDPI e muitas outras melhorias para este sistema operacional de código aberto.