Suporte básico do OpenGL ES Compute Shader começa a funcionar para driver Apple GPU Linux

Asahi Linux investe em recursos HDMI, EAS e GPU da Apple
asahi

O suporte básico do OpenGL ES Compute Shader começa a funcionar para o driver Apple GPU Linux. Os desenvolvedores de código aberto que trabalham no desenvolvimento do driver de kernel Linux DRM escrito em Rust para gráficos Apple M1/M2, bem como o driver Mesa AGX Gallium3D no espaço do usuário, agora conseguiram executar com êxito um sombreador de computação OpenGL ES 3.1 básico no hardware com esta pilha de driver de código aberto.

Os desenvolvedores envolvidos na criação do driver do kernel do Direct Rendering Manager e do driver OpenGL Gallium3D (há também um driver Vulkan em andamento) estavam trabalhando no OpenGL 2.1 e no OpenGL ES 2.0. Porém, avançando lentamente, o desenvolvedor Asahi Lina conseguiu executar um Teste de shader computacional OpenGL ES 3.1 com sucesso.

Ela está comemorando neste fim de semana que a computação básica começou a funcionar com esse driver de código aberto. No entanto, ainda há muitos problemas. Em particular, a GPU ainda precisa ser desligada após cada comando. No entanto, progresso está sendo feito para resolver esse notável problema.

Suporte básico do OpenGL ES Compute Shader começa a funcionar para driver Apple GPU Linux

A engenharia reversa e a criação de drivers de código aberto para os gráficos Apple M1/M2 continuam.

Provavelmente ainda levará algum tempo até que o driver do kernel escrito em Rust seja atualizado e o código Mesa AGX esteja pronto para os principais jogos, mas esse esforço de driver de GPU da Apple de código aberto continua parecendo brilhante para 2023.

Asahi Linux

Em dezembro, a distribuição Asahi Linux enviou uma pilha de drivers gráficos de qualidade alfa para os SoCs Apple M1/M2. Este driver de trabalho em andamento consiste em seu driver de kernel DRM escrito em Rust experimental e, em seguida, o código AGX Gallium3D em Mesa que atualmente visa o suporte a OpenGL 2.1 e OpenGL ES 2.0.

A execução deste suporte experimental de driver de GPU no Asahi Linux atualmente requer a execução com o código linux-asahi-edge e mesa-asahi-edge. Mais detalhes sobre este suporte de driver de GPU da Apple atualmente experimental através do blog de Alyssa.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile