A Eclipse Foundation está desenvolvendo um ambiente de desenvolvimento renovado chamado Theia IDE. A empresa parece focada nesse projeto e, na versão atual 1.48 do Eclipse Theia, as abas do editor podem ser separadas em sua própria janela. Além disso, o IDE também reconhece nomes de arquivos no terminal integrado.
Eclipse Theia 1.48
Uma nova plataforma chamada Eclipse Theia está sendo criada com a qual IDEs e ferramentas de desenvolvimento poderosas podem ser criadas com base em tecnologias web. Com esta plataforma, o próprio projeto Theia desenvolve o ambiente de desenvolvimento Eclipse Theia IDE, que roda tanto no desktop quanto na nuvem.
A versão 1.48 do Eclipse Theia agora lançada implementa um total de 53 solicitações pull. Uma das maiores inovações é a capacidade de mover um registro com um editor para sua própria janela flutuante. Até agora isto só foi possível com alguns outros componentes, como o terminal integrado.
Do ponto de vista do desenvolvedor, esse recurso é particularmente útil em sistemas com vários monitores. Neste ambiente, os desenvolvedores podem mover um editor para uma segunda tela. Na verdade é possível desanexar a janela, o que pode ser ótimo para muitas pessoas.
Mais novidades
Às vezes, o nome de um arquivo que pertence ao projeto atual aparece no terminal. Se você passar o mouse sobre ele, o Theia 1.48 o transforma em um link que pode ser usado para abrir o arquivo diretamente no editor. Além dessas grandes inovações, houve inúmeras outras melhorias. Estes dizem respeito, entre outras coisas, aos chamados notebooks, que, como os Jupyter Notebooks, podem resumir o código e sua saída em um documento. Por fim, o IDE funciona com plug-ins do VS Code, que agora podem ser criados para o VS Code até a versão 1.87.2 inclusive.
Na versão 1.48 do Eclipse Theia, fizemos um progresso significativo no aprimoramento e na estabilização do suporte ao editor de notebook, um recurso que introduzimos pela primeira vez na versão 1.41. Graças ao valioso feedback dos usuários, o suporte ao editor de notebook teve um aumento notável na adoção, reafirmando sua utilidade e apelo entre nossa base de usuários. Para quem não conhece, os editores de notebook em Theia oferecem um espaço de trabalho dinâmico onde os arquivos podem ser abertos para renderizar células executáveis ??junto com uma variedade de saídas ricas e interativas.
Eclipse Theia ainda está em beta, mas pode terminar em breve. No entanto, os desenvolvedores ainda não deram uma data exata.
Todas essas funcionalidades e melhorias (53 no total) foram o resultado de um mês de intenso desenvolvimento. Eclipse Theia segue um cronograma de lançamento mensal. Estamos ansiosos pelo próximo lançamento previsto para o próximo mês.