O novo kernel Linux 6.11 foi lançado neste final de semana e ele tem suporte para laptop Snapdragon X1 e outros novos hardwares.
Como esperado, o kernel do Linux 6.11 foi promovido a estável e a tempo de aparecer em versões como Ubuntu 24.10, Fedora 41 e outras distribuições Linux ainda neste ano.
Linus Torvalds acabou de marcar o kernel do Linux 6.11 como estável. Há muitas mudanças e novos recursos no Linux 6.11, incluindo inúmeras melhorias na CPU e GPU AMD, preparativos para as próximas plataformas Intel, suporte de gravação atômica de bloco inicial para unidades NVMe e SCSI, a infraestrutura DRM Panic agora pode exibir um logotipo monocromático, se desejado, suporte mais fácil para a construção de pacotes de kernel Pacman para Arch Linux, arquivos DeviceTree para laptops Snapdragon X1 iniciais, e muito mais.
Kernel Linux 6.11 tem suporte para laptop Snapdragon X1 e outros novos hardwares
Consulte nossa visão geral dos recursos do Linux 6.11 para obter mais detalhes sobre todas as mudanças interessantes para esta versão do kernel no final do verão de 2024.
A janela de mesclagem do Linux 6.12 já está aberta para o que deve estrear como estável em novembro. O Linux 6.12 será particularmente empolgante, provavelmente sendo o lançamento do kernel Long-Term Support (LTS) deste ano, além de potencialmente ostentar sched_ext e, com alguma sorte, o trabalho final de “PREEMPT_RT” em tempo real.
O anúncio de lançamento do 6.11 de Linus Torvalds já está disponível para os interessados em seus comentários.