Um dos principais mantenedores do kernel Linux estável, Greg Kroah-Hartman, o segundo na linha de comando depois de Linus Torvalds, pede explicitamente que os usuários evitem usar laptops Intel Alder Lake. Embora grande parte do suporte ao laptop Alder Lake para Linux esteja em boa forma, a exceção é em torno das câmeras web. Assim, o mantenedor do Linux pede que evitem usar laptops Intel Alder Lake.
Esses laptops mais novos com a mais recente tecnologia de câmera web da Intel não são suportados atualmente pelo kernel da linha principal e exigem software proprietário para uso. Algumas plataformas como Ubuntu e ChromeOS estão pegando esses blobs por enquanto, enquanto uma solução upstream e de código aberto adequada está provavelmente a meses – ou provavelmente cerca de um ano – de distância.
A câmera MIPI IPU6 encontrada em laptops Alder Lake mais recentes, como no Dell XPS 13 9315/9320 e Lenovo ThinkPad X1 Carbon, infelizmente não é compatível com Linux no momento.
Mantenedor do Linux pede que evitem usar laptops Intel Alder Lake
A Intel publicou um repositório com código de driver de kernel IPU6, mas não se destina ao uso upstream do kernel. Além de funcionar apenas com uma gama limitada de versões do kernel (Linux 5.15 LTS sendo seu alvo no momento), o código do driver IPU6 no GitHub também não se destina ao uso com todos os dispositivos OEM com câmeras web IPU6.
Também foi levantado que, além dos drivers do kernel não serem upstream, o uso de IPU6 atualmente possui uma pilha proprietária no espaço do usuário e a API exposta do espaço do usuário não está fazendo uso da interface comum do Video 4 Linux 2 (V4L2).
A câmera IPU6 é muito mais complexa e, portanto, as mudanças no lado do software estão mais envolvidas, enquanto os fornecedores de câmeras hesitam em abrir qualquer algoritmo de imagem. O desenvolvedor da Libcamera, Laurent Pinchart, comentou: “Por enquanto, concordo com sua recomendação de não comprar esses dispositivos se você se preocupa com o suporte da câmera.”
Greg KH então comentou:
Eu apoio isso, não compre esses dispositivos se o fornecedor não estiver disposto a fazer o upstream de seus drivers corretamente.
Foi então levantado por um engenheiro do Google que o plano é introduzir a API do kernel CAM para uso pelo driver IPU6 como uma alternativa às interfaces V4L2 existentes. As fontes do kernel do Chrome OS têm o código CAM inicial, mas ainda não passaram por nenhuma revisão upstream.
Além disso, os engenheiros do Google querem converter os drivers mais antigos da unidade de processamento de imagem da Intel para a API do kernel CAM antes de enviá-lo para revisão upstream e tentar torná-lo principal para garantir que a API seja adequada para IPUs mais antigas.
Que a API CAM funcione como um pré-requisito para trabalhar no upstream do driver Intel IPU6 é um assunto demorado. É provável que leve meses pelo menos até que a API da câmera seja resolvida”,certamente não estamos falando de “semanas”, estamos falando de “meses”. Vários meses é um cronograma realista.”
Isso levou Greg KH a reafirmar sua declaração anterior sobre não comprar laptops Alder Lake:
Ok, então fazer a fusão é um bom ano, na melhor das hipóteses, realisticamente 2 anos, já que uma vez que você enviar a primeira versão para revisão, o trabalho real começará a acontecer.
Então, vou ficar com minha declaração original, não compre este hardware, pois os fornecedores não parecem querer upstream os drivers tão cedo 🙁
Laurent Pinchart continuou comentando sobre a probabilidade de que este seja um longo processo antes que o novo suporte ao driver da webcamera seja upstream, ” Se eu fosse apostar, eu diria que não menos de um ano 🙂 você terá que convencer a comunidade upstream de que a API é adequada. Seria melhor trabalhar com upstream hoje em uma proposta que agrade a todas as partes, e não esperar um ano para que uma implementação completa esteja pronta, enviada e rejeitada. “
Para encurtar a história, os laptops Alder Lake mais recentes com câmeras da Web MIPI IPU6 ainda não têm suporte a driver Linux upstream/open-source. Existem alguns patches de kernel fora da árvore da Intel, mas não atualizados e exigem software de espaço do usuário de código fechado atualmente para esta unidade de processamento de imagem mais sofisticada.
As versões do Ubuntu e do Chrome OS do Google estão lidando com isso corrigindo suas compilações com esses bits. Mas se você precisar de suporte de câmera da web para laptop, é provável que leve um ano ou mais antes que haja um bom suporte Linux de código aberto upstream para câmeras da web Intel IPU6.