Orange Pi 5 terá suporte no kernel Linux

Vários dispositivos portáteis para jogos mais recentes terão suporte ao monitoramento de sensores Linux
Orange Pi 5 terá suporte no kernel Linux

As adições do DeviceTree para permitir que o computador de placa única (SBC) ARM Orange Pi 5 de 64 bits funcione no kernel Linux upstream estão se aproximando da linha principal.Enviados na sexta-feira foram os patches mais recentes para trazer o Orange Pi 5 DT para o kernel principal. Os patches ainda estão em revisão e alguns itens foram levantados com esses novos patches v2, mas esperamos que em breve o Orange Pi 5 seja capaz de funcionar no kernel upstream. Assim, o Orange Pi 5 terá suporte no kernel Linux.

Orange Pi 5 terá suporte no kernel Linux

O Orange Pi 5 é alimentado por um SoC AArch64 octa-core, o Rockchip RK3588S. O RK3588S oferece uma mistura de núcleos Cortex A76 e A55. Este SBC está disponível com opções de RAM do sistema de 4 GB, 8 GB, 16 GB ou 32 GB de LPDDR4/LPDDR4x. O Orange Pi 5 também suporta HDMI 2.1, Gigabit Ethernet, fonte de alimentação USB Type-C, cabeçalho GPIO de 26 pinos e muito mais. 

As placas Orange Pi 5 estão atualmente na faixa de preço de $ 99 a $ 150, dependendo das opções via Amazon.

Mesa adiciona integração GPUVis – GPU Trace Visualizer

O Mesa conseguiu a integração do GPUVis com foco no rastreamento lateral da CPU para ajudar a descobrir onde os jogos estão bloqueando na GPU. Essa integração do GPU Trace Visualizer para Mesa foi liderada pelo desenvolvedor RADV Bas Nieuwenhuizen.

Essa solicitação de mesclagem aberta há quatro meses foi mesclada neste fim de semana para integração de GPUVis e mais recursos de rastreamento de CPU. 

Nieuwenhuizen comentou na solicitação de mesclagem:

Adiciona integração gpuvis para rastreamentos laterais da CPU e também rastreia vkWaitForFences no tempo de execução, para ver mais completamente onde os jogos estão bloqueando na GPU. Eu gostaria de habilitar isso por padrão no Deck em vez de ter que rebasear algo toda vez que estivermos perguntando por que um jogo está ocioso.

GPUVis como este GPU Trace Visualizer é liderado por Michael Sartain, um dos desenvolvedores originais do Valve Linux. Aqueles que não estão familiarizados com o GPUVis podem encontrar o projeto no GitHub.

Essa integração GPUVis estará presente no Mesa 23.3 que será lançado no próximo trimestre.

Fonte