Primeiro release candidate do kernel Linux 6.9 vem com AMD P-State Preferred Core e fontes de console FB maiores

Linux 6.9 chega ao fim da vida útil

Acaba de sair o primeiro release candidate do kernel Linux 6.9 vem com AMD P-State Preferred Core e fontes de console FB maiores. O desenvolvedor Linus Torvalds acaba de lançar o primeiro release candidate para Linux 6.9 que agora marca o fim formal da janela de mesclagem de duas semanas. Portanto, vejam detalhes do primeiro release candidate do kernel Linux 6.9.

Porém, já existem muitas grandes melhorias com o Linux 6.9. O Linux 6.9 está trazendo suporte para fontes de console de buffer de quadros maiores para os monitores 4K de hoje. Além disso, o suporte AMD P-State Preferred Core é finalmente upstreamed. Por outro lado, identificadores de arquivos duráveis para o servidor de arquivos SMB (KSMBD) no kernel.

Primeiro release candidate do kernel Linux 6.9 vem com AMD P-State Preferred Core e fontes de console FB maiores. Entre outras novidades, temos:

Primeiro release candidate do kernel Linux 6.9 vem com AMD P-State Preferred Core e fontes de console FB maiores
  • o modo de passagem FUSE é finalmente upstream;
  • ativação contínua do driver Intel Xe;
  • mais trabalho do sistema de arquivos Bcachefs;
  • suporte a gamepad Snakebyte;
  • melhorias no suporte a laptops AMD/Intel;
  • Intel FRED é mesclado;
  • mais trabalho de habilitação da série AMD MI300;
  • melhorias contínuas para IO_uring e muito mais.

Linux 6.9-rc1 pode ser baixado agora via Git. Linus Torvalds escreveu no anúncio 6.9-rc1:

“Essa janela de mesclagem parece ser bastante normal. Se você olhar para os diffs, você pensaria que a maior parte de todas as mudanças são arquivos de cabeçalho de GPU AMD novamente, e você não estaria totalmente errado. Cerca de 40% de todo o patch 6.9rc1 é, na verdade, apenas as definições de GPU AMD geradas automaticamente. Eu gostaria que isso fosse incomum, mas é um padrão.

De qualquer forma, embora isso seja muitas das mudanças reais por números de linha puros, tudo é basicamente ruído e não é significativo no quadro geral.

Em contraste, o que é significativo é um par de atualizações muito centrais. O subsistema de temporizador teve uma reescrita bastante grande, para ter rodas de temporizador por cpu para melhorar o desempenho dos temporizadores, o que pode ser um grande negócio particularmente para a rede. A outra atualização de núcleo bastante notável é para o subsistema de fila de trabalho, onde uma adição notável é para o suporte à fila de trabalho BH. Isso é notável principalmente porque significa que finalmente temos um caminho longe das tarefas. A interface do tasklet foi basicamente preterida por um longo tempo, mas nunca tivemos boas alternativas (com manipuladores de interrupção encadeados sendo um caso de uso sugerido, mas não realista em muitos casos).”

 Linux 6.9 estável será lançado em cerca de dois meses.