Problemas com a Rússia atrapalham desenvolvimento de driver de rede do kernel Linux

Problemas com a Rússia atrapalham desenvolvimento de driver de rede do kernel Linux
tux

As sanções dos EUA e de quase todos os países do Ocidente à Rússia e suas empresas/indústrias de defesa devido à guerra na Ucrânia causaram problemas importantes no mundo do código aberto. Alguns dias depois que o ipmitool foi arquivado/suspenso no GitHub, devido à afiliação do atual mantenedor com uma empresa de tecnologia russa, separadamente, agora há um bloqueio de contribuições do kernel Linux de desenvolvedores russos selecionados.

Lidar com sanções no mundo do código aberto entre projetos orientados pela comunidade é mais desafiador, com muitos projetos de código aberto permitindo pseudônimos e não necessariamente deixando claro quaisquer ligações a governos ou empresas ou mesmo sua localização física.

Tradicionalmente, contribuir para projetos de código aberto tem sido o grande equalizador, contando apenas com méritos técnicos para contribuições de código. Muitas vezes também não há negociações financeiras ou outros acordos formais entre organizações potencialmente sancionadas e os próprios projetos de código aberto.

Problemas com a Rússia atrapalham desenvolvimento de driver de rede do kernel Linux

A última questão a ser levantada como resultado de organizações russas sancionadas é que os patches de rede Linux, pelo menos por enquanto, estão sendo bloqueados por desenvolvedores associados à Baikal Electronics, a empresa russa por trás de vários processadores baseados em MIPS e ARM que há anos trabalha para tornar CPUs russas domésticas.

A ex-empresa controladora da Baikal, a T-Platforms, está sob sanções dos EUA desde 2013, enquanto desde o ano passado a Baikal Electronics foi diretamente sancionada por vários governos devido à possibilidade de seus microprocessadores acabarem em hardware militar russo.

Um leitor da Phoronix me indicou hoje uma série de patches enviada com correções para o driver de rede STMMAC. Este é o driver de rede para os Controladores Synopsys Ethernet que são usados ??por alguns hardwares da Baikal Electronics, bem como usados ??por outros licenciados da Synopsys em outros hardwares.

Esta série de patches, que está apenas fornecendo algumas correções para este driver Ethernet, agora parece bloqueada devido a esta mensagem do mantenedor de rede Linux Jakub:

“Não nos sentimos à vontade para aceitar patches de ou relacionados ao hardware produzido por sua organização. Por favor, retenha as contribuições de rede até novo aviso.”

O bloqueio de patches deste desenvolvedor/organização parece ter sido feito apenas individualmente pelo mantenedor do subsistema. Ao pesquisar outros commits do Linux mencionando “baikal”, inclusive do mesmo desenvolvedor envolvido, houve patches aceitos upstream no mês passado do mesmo desenvolvedor. Houve dezenas de patches ao longo do ano passado puxados para o kernel principal do Linux, afetando o PCI, o mecanismo DMA, e incluindo algum trabalho de driver específico do Baikal-T1.

Não houve mais comentários sobre esse tópico, mas pelo menos no que diz respeito ao código de rede do Linux, as contribuições de ou ao redor do Baikal não serão aceitas até novo aviso. Também vale a pena reiterar que a série de patches em questão não é específica do Baikal, mas apenas correções para um driver de rede Synopsys usado por várias plataformas e organizações de hardware diferentes. Veremos se isso muda também para outras áreas do kernel avançando ou não, dada a natureza inerentemente solta e distribuída no mundo de código aberto.