Os ataques de ransomware têm se intensificado bastante nos últimos meses e têm atingido muitas empresas. Agora, por exemplo, um ataque de ransomware atingiu o fornecedor de software marítimo DNV afetou aproximadamente 1.000 embarcações.
Cerca de mil navios são afetados em ataque de ransomware à DNV GL
Cerca de mil embarcações foram afetadas por um ataque de ransomware contra a DNV, um dos principais fornecedores de software marítimo. A empresa fornece soluções e serviços durante todo o ciclo de vida de qualquer embarcação, desde o projeto e engenharia até a avaliação de riscos e gerenciamento de embarcações.
A DNV, empresa norueguesa, presta serviços para 13.175 embarcações e unidades móveis offshore (MOUs) totalizando 265,4 milhões de toneladas brutas, o que representa uma participação de mercado global de 21%.
O ataque de ransomware ocorreu na noite de 7 de janeiro e, em resposta ao incidente, a empresa desligou os servidores de TI conectados ao sistema ShipManager operado pela empresa. A DNV informou que não há indicações de que qualquer outro de seus softwares ou dados seja afetado pelo incidente de segurança.
O aviso da empresa diz:
A DNV confirma que seu software ShipManager foi vítima de um ataque cibernético de ransomware na noite de sábado, 7 de janeiro. Os especialistas da DNV desligaram os servidores de TI do ShipManager em resposta ao incidente. Todos os usuários ainda podem usar as funcionalidades on-line e off-line do software ShipManager.
Investigação da empresa
O fornecedor de software marítimo iniciou uma investigação sobre o incidente com a ajuda de parceiros globais de segurança de TI, e está trabalhando para recuperar as operações o mais rápido possível.
Além disso, a empresa também relatou o incidente às autoridades norueguesas. E, de acordo com o apurado pela empresa e colocado no comunicado, 70 clientes foram impactados.
A DNV está se comunicando diariamente com todos os 70 clientes afetados para atualizá-los sobre as descobertas das investigações forenses em andamento. No total, cerca de 1000 embarcações são afetadas.
Até o momento, a empresa ainda não divulgou a família de ransomware que infectou seus sistemas. Além disso, não sabemos o real estrado desse ataque. Pelo menos mil embarcações foram afetadas pelo hack.
Esperamos que esse hack não tenha causado muitos danos aos usuários atingidos. Além disso, esperamos que seja divulgado a gangue de ransomware responsável por este ataque. A empresa precisará reforçar a segurança para que novos ataques não venham a acontecer.