O projeto PipeWire acaba de lançar o PipeWire 1.2.3. Essa é a terceira atualização de manutenção na série PipeWire 1.2 deste servidor de código aberto para lidar com fluxos de áudio/vídeo e hardware em sistemas Linux.
PipeWire 1.2.3
O PipeWire 1.2.3 está implementa o suporte de freewheeling no driver FFADO, junto com taxa de amostragem e manipulação de tamanho de buffer aprimoradas para permitir que ele force uma taxa de amostragem e tamanho de buffer. Além disso, ele agora sempre define o clock.quantum-limit do lado do servidor em nós para corrigir um problema de tamanho de buffer na Midi-bridge.
Além disso, esta versão também melhora o bloqueio spa_loop e remove um possível deadlock quando a fila está cheia, aloca mais espaço para a string de dispositivos libcamera para desduplicar adequadamente os dispositivos libcamera e v4l2 e melhora ainda mais as alterações de estado de ativação e a detecção xrun.
A versão 1.2.3 do PipeWire ainda traz melhorias para a compatibilidade com alguns dispositivos, como o Soundcore Motion 300. Além disso, adiciona suporte para lidar com entradas e parâmetros arbitrariamente grandes na pw-cliinterface de linha de comando e aborda uma possível corrida que ocorria ao enumerar dispositivos udev v4l2.
Correção de falhas
Essa nova versão também traz algumas correções de falhas. Alguns bugs foram corrigidos para evitar vazamento de memória quando um link com erro é destruído e alguns avisos do compilador no pw-topcomando. Confira as notas de lançamento para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no PipeWire 1.2.3, cujas fontes estão disponíveis para download no mesmo local.
O PipeWire 1.2
O PipeWire 1.2 “Aviation” foi lançado em 27 de junho de 2024, com grandes mudanças, como suporte explícito a metadados de sincronização, suporte ao Snap para Ubuntu e outras distribuições que usam o formato de empacotamento de aplicativos em sandbox da Canonical. Ele tabém veio com suporte a metadados obrigatórios ao negociar parâmetros de buffer e suporte a processamento assíncrono, permitindo que os nós sejam agendados de forma assíncrona.
O PipeWire é a opção padrão para lidar com fluxos multimídia e hardware em muitas distribuições GNU/Linux populares. Ele também será usado por padrão para lidar com câmeras no navegador Mozilla Firefox na próxima distribuição Fedora Linux 41.
Essa nova atualização do PipeWire traz recursos excelentes e correções importantes. Então, se você ainda não o atualizou, recomendamos que faça isso agora mesmo, para aproveitar tudo o que essa nova versão oferece.
Via: 9to5Linux