Montar um arquivo .iso o pode salvar o dia de muitos que precisam queimar CDs, DVDs ou até mesmo gravá-los em pendrive. No entanto, tudo parece simples e fácil quando temos um conexão com a internet boa, o que não é o caso de nós brasileiros. A maioria dos problemas (envolvendo) arquivos .iso vem justamente de problemas com o download. Hoje, saiba como montar um arquivo .iso pelo Terminal no Linux usando apenas comandos e mais nada.
E não importa se é Torrent ou download direto, pode sim ocorrer problemas. A gente sabe ser possível verificar a integridade da ISO antes mesmo de gravar, mas penso que poucas pessoas fazem isso.
Este é um pequeno curso gratuito de administração de sistemas Linux criado pelo SempreUpdate, de forma gratuita, especialmente para estudantes ou profissionais que querem tirar a famosa certificação LPI.
Informações sobre o Hardware – Como montar arquivo .iso no Terminal Linux
Para começar, digamos que você baixou um arquivo .iso, seja ele de um sistema, ou vídeo, quem sabe música. Os arquivos .iso estão prontos para serem gravados, alguns gostam de extrair o conteúdo, outros preferem montar e usá-lo sem gravar em lugar algum.
Mas, o que muitos não sabem é que há possibilidade de usar este mesmo arquivo .iso como se estivesse queimado ele em algum CD/DVD.
Agora, vamos entender a sintaxe do comando, basicamente será como abaixo, note que você pode executar o comando como sudo ou ROOT. E temos que lembrar que, sempre que vermos o $ significa que vamos precisar usar o sudo, e sempre que vermos o # estamos o ROOT ativado.
Exemplo do comando para montar arquivo .iso como ROOT no Linux:
mount -o loop arquivo.iso pontodemontagem
Exemplo do comando para montar arquivo .iso como sudo no Linux:
sudo mount -o loop arquivo .iso pontodemontagem
Explicando o comando mount e -o loop
Viu como é simples? Agora vamos entender o comando:
mount – Comando Linux para montar dispositivos no Linux (Inclusive vimos isso no item #14)
-o loop – A opção -o simula o processo de leitura que o drive de CD/DVD faz, como se houvesse ali uma mídia real. No entanto, é como se criássemos um CD/DVD virtual. E leitura pelo drive é feita da primeira até a última trilha. Quando é finalizado, o processo de leitura retorna para o início e aguarda o próximo pedido de leitura e assim por diante.
pontodemontagem – é o destino aonde o arquivo .iso será montado, você pode escolher qualquer um, sugerimos criar um pasta na sua /home apenas para isso.
Note que não tem muito o que fazer, é muito simples. É importante que você não perca nenhum capítulo do curso e aprimore seus conhecimentos. Veja e reveja todas os nossos capítulos do Curso Gratuito de Administração de Sistemas Linux.