O IPv6 é o protocolo da internet mais recente, ele foi oficializado em 2012 e vem ainda se expandido. Porém, algumas pessoas estão relatando que estão enfrentando problemas com o IPv6, por isso vamos ensinar a como desabilitar o IPv6 no Ubuntu, Debian, Fedora, ArchLinux, openSUSE, Linux Mint e demais distribuições GNU/Linux.
Além disso, se você além de desativar o IPv6 no Linux quiser mater a curiosidade, recomendamos a leitura com os motivos que o IPv5 não foi lançado e somente o IPv6 e IPv4.
Observe que caso a sua rede apenas funcione com o IPv6 você não deve desabilitar, sabemos que vai demorar um bom tempo ainda para que todos os provedores comecem a atualizar o IPv6, ao menos aqui no meu estado a adesão ainda é baixa.
Caso esteja em dúvida se a sua rede já tem suporte a IPv6, acesse este site e verifique.
Desabilitando IPv6 no Linux
Para desabilitar o IPv6 existem dois métodos, e todos eles vão funcionar em qualquer distribuição Linux, o primeiro é simples, confira abaixo:
Na primeira opção você pode desabilitar no sysctl, vamos usar um editor comum o gedit, mas você pode usar o editor que seja mais familiar.
sudo gedit /etc/sysctl.conf
Dentro do arquivo cole o seguinte trecho:
# IPv6 disabled
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1
Nota: Caso queira habilitar no futuro, troque o valor 1 por 0.
Em seguida reinicie o serviço com o comando abaixo:
sudo sysctl -p
O segundo método seria desabilitar pelo GRUB, você não precisa fazer os dois, escolha um ou outro, qualquer um dos métodos vai funcionar normalmente.
Novamente, edite o arquivo, utilize o seu editor preferido:
sudo gedit /etc/default/grub
No arquivo, caso não exista esta linha adicione-a:
GRUB_CMDLINE_LINUX=”ipv6.disable=1?
Agora, vamos atualizar o GRUB:
sudo update-grub2
Agora reinicie a máquina e pronto, o IPv6 estará desabilitado!