Como instalar o Green Recorder no Ubuntu, Fedora, Mint e em outros sistemas Linux!

como-instalar-o-green-recorder-no-ubuntu-fedora-mint-e-em-outros-sistemas-linux

O Green Recorder é ideal quando precisamos gravar a tela de sistemas Linux. Não importa a sua distribuição, é possível instalar o Green Recorder em qualquer distribuição Linux. O uso do software tem sido, atualmente, para criar verdadeiros tutoriais em vídeo. Saiba como instalar o Green Recorder no Ubuntu Linux, Mint, Fedora, Arch Linux, em qualquer sistema Linux.

Sobre o Green Recorder para Linux

Desta forma, o Green Recorder pode ser uma boa opção para quem precisa fazer essa gravações da tela. Ele é um aplicativo simples, possui o código aberto e foi desenvolvido usando Python, GTK e FFmpeg. Ele suporta a maioria dos ambientes de desktop Linux, como Gnome, Cinnamon, Mate, Xfce e assim por diante. Recentemente, ele foi atualizado para trabalhar com Wayland.

Formatos suportados pelo Green Recorder

Ele usa as bibliotecas FFmpeg e atualmente os formatos suportados são: MKV, MP4, AVI, WMV, NUT e WebM (ele só está disponível para Wayland no Gnome). O Green Recorder é muito versátil, você pode escolher a área para gravar, ou usar a opção acessível ‘Selecione uma Janela’ para gravar uma janela específica, se você não usar nenhuma dessas opções e simplesmente clicar no botão ‘Gravar’, então ele gravará tela inteira do desktop. Você também conta com a opção de mostra a seta do mouse e fazer com que a gravação siga o mouse.

Como instalar o Green Recorder no Ubuntu, Fedora, Mint e em outros sistemas Linux!

Ele usa o dispositivo de áudio padrão do seu sistema, você pode gravar áudio usando Microfone ou desativar completamente microfone, você também pode alterar fonte de entrada de áudio. As opções avançadas permitem que você defina quadros, atraso para gravar a tela, fonte de entrada de áudio.

Por padrão, somente no Wayland, o Green Recorder usa o codificador V8 em vez do codificador V9 que vem por padrão no shell do GNOME por causa do problema de consumo de CPU e RAM com o V9. No Xorg, cada formato usa seu próprio codificador padrão, então veja que você tem muitas razões para instalar o Green Recorder no seu Linux.

Instalando o Green Recorder no Ubuntu ou Linux Mint suas derivações

Terminal
sudo add-apt-repository ppa:fossproject/ppa
sudo apt update
sudo apt install green-recorder

Instalando o Green Recorder no Arch Linux, Manjaro e suas derivações

Terminal
yaourt -S green-recorder-git

Instalando o Green Recorder em qualquer sistema Linux não listada acima

Se por ventura você queira instalar o Green Recorder em outros sistemas Linux que não foram citados, também é possível. Para isso, execute o comando abaixo, lembre-se que vamos baixar e executar um setup para que tudo funcione. Além disso, destacamos algumas dependências essenciais para que o Green Recorder funcione adequadamente.

Este software depende de: gir1.2-appindicator3, gawk, python-gobject, python-urllib3, x11-utils, ffmpeg, pydbus
Terminal
sudo pip install pydbus
https://github.com/green-project/green-recorder/archive/master.zip
sudo python setup.py install
Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.