Como instalar o Hugo, um gerador e site estático, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Um gerador de sites HTML e CSS estáticos escrito em Go. Neste tutorial, saiba como instalar o Hugo no Linux, usando pacotes snap.

como-instalar-o-hugo-um-gerador-e-site-estatico-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

O Hugo é um gerador de sites HTML e CSS estáticos escrito em Go. Ele é otimizado para velocidade, facilidade de uso e configuração. Hugo pega um diretório com conteúdo e modelos e os renderiza em um site HTML completo. Saiba como instalar o gerador de sites, Hugo, no Linux.

Hugo é um dos mais populares geradores de sites estáticos de código aberto. Com sua incrível velocidade e flexibilidade, Hugo torna a construção de sites divertida novamente. Uma estrutura rápida para a criação de sites.

Ele oferece suporte a tipos de conteúdo ilimitados, taxonomias, menus, conteúdo dinâmico baseado em API e muito mais, tudo sem plug-ins. Além disso, Hugo vem com modelos pré-fabricados para agilizar o trabalho de SEO, comentários, análises e outras funções. Uma linha de código e pronto.

O Hugo oferece suporte i18n completo para sites multilíngues com a mesma experiência de desenvolvimento direta que os usuários do Hugo adoram em sites com um único idioma. E, ele ainda permite que você produza seu conteúdo em vários formatos, incluindo JSON ou AMP, e facilita a criação do seu próprio.

Tenha essa poderosa ferramenta em seu computador agora mesmo. Basta seguir o tutorial abaixo e executar a instalação de forma fácil e rápida, sem complicações! Não perca mais tempo!

Instalando o gerador de site, Hugo, no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!

Para instalar o Hugo no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o Hugo no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:

sudo snap install hugo

Instalando o Hugo no Fedora e derivados!

Para instalar o Hugo no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:

Passo 1 – Instalar o Snapd:

sudo dnf install snapd

Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:

Passo 2 – Criar link simbólico:

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

E agora, vamos executar o comando para instalar o Hugo no Fedora ou derivados:

Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o Hugo no Fedora ou derivados:

sudo snap install hugo

Instalando o Hugo no Debian e derivados!

Para instalar o Hugo no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha  Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:

Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:

apt update
apt install snapd

E agora, vamos executar o comando para instalar o Hugo no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:

Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o Hugo no Debian e derivados:

sudo snap install hugo

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Hugo no Linux!

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile