O Dillo é um navegador extramente leve e também estável, no entanto, muito pouco conhecido e divulgado. O motivo disso é que o Dillo não possui suporte a javascript e os famosos cookies estão desabilitados por padrão, afinal o objetivo do navegador Dillo é justamente a segurança e assim manter o máximo dos dados do usuário privado. Saiba como instalar o navegador Dillo no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e ter um navegador diferente, mas que cumpre o que promete.
O Dillo foi escrito em linguagem de programação C com a ajuda da biblioteca GTK, ele permite uma velocidade máxima de surf e menor consumo de recursos do sistema. O Dillo não inclui todos os recursos que você encontra em outros navegadores populares (Chrome, Firefox, IE, etc.), mas possui todos os recursos necessários para um uso normal.
Entre os recursos que faltam para Dillo está a incapacidade de acessar páginas da web e sites seguros (Protocolo HTTPS). Além disso, este navegador da Web não suporta bem estilos CSS que podem causar a ausência de alguns efeitos da Web em páginas da Web usando esse idioma. De qualquer forma, se você quiser instalar o Dillo no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE este tutorial é para você.
Instalando o navegador Dillo no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE
Para começar todo o processo de instalação, saiba que vamos baixar o código fonte no site do projeto e também vamos instalar alguns itens essenciais para o funcionamento do Dillo. Os comandos abaixo podem instalar o Dillo em qualquer distribuição GNU/Linux e não só no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE como citamos acima.
Para começar abra o Terminal e cole os comandos abaixo. Nesta etapa vamos instalar o kit de ferramentas GUI FLTK2 C ++ mais recente:
Agora, vamos para a segunda e última parte, a instalação do Dillo, para isso execute os próximos comandos:
Pronto! Você pode localizar o Dillo no menu do seu ambiente, ou se preferir, pode executar o comando abaixo direto no terminal:
Precisa de mais informações sobre o Dillo? Acesse o botão abaixo: