O qFSView é um visualizador de utilização de armazenamento. Ele mostra a utilização de armazenamento como um mapa de árvore. Torna mais fácil ver quais arquivos e pastas estão ocupando mais espaço porque exibe arquivos e pastas como um retângulo com uma área proporcional ao seu armazenamento. Neste tutorial, saiba como instalar o qFSView no Linux.
Os mapas de árvore permitem mostrar métricas de objetos em estruturas aninhadas, como tamanhos de arquivos e diretórios em seu disco rígido, onde o tamanho dos diretórios é definido como a soma do tamanho de seus filhos. Cada objeto é representado por um retângulo cuja área é proporcional à sua métrica. A métrica deve ter a propriedade de que a soma da métrica dos filhos de algum objeto seja igual ou menor que a métrica do objeto. Isso é válido para os tamanhos de arquivo/diretório no caso de uso de qFSView.
Com o qFSView, você navega clicando em um retângulo. Use o menu do botão direito para subir e também para acessar as seguintes opções:
- profundidades para níveis de área e nome;
- modos de cores baseados em permissões, propriedade, grupo, profundidade e tipo MIME;
- modificações de visualização para sombreamento, contornos, borda, aninhamento e muito mais;
- anotações para nomes, tipos, tamanhos e muito mais.
O qFSView é um fork do FSView, um plugin do KDE para o Konqueror. Siga o tutorial abaixo e instale essa incrível ferramenta agora mesmo no seu computador.
Instalando o visualizador qFSView no Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu e derivados!
Para instalar o qFSView no Ubuntu Linux. Inclusive você também pode instalar o qFSView no Linux Mint sem nenhum problema execute o comando abaixo:
Instalando o qFSView no Fedora e derivados!
Para instalar o qFSView no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o qFSView no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Agora vamos executar o comando para instalar o qFSView no Fedora ou derivados:
Instalando o qFSView no Debian e derivados!
Para instalar o qFSView no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o qFSView no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Agora vamos executar o comando para instalar o qFSView no Debian e derivados:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o qFSView no Linux!