Muitos desenvolvedores Python precisam de diferentes versões da linguagem em seu sistema. No entanto, alguns acabam fazendo instalações de maneiras não recomendadas que pode causar problemas ou até mesmo sobrescrever o pacote. Com isso, alguns acabam tendo muito trabalho em ter que fazer downgrade e upgrade do Python no sistema. Dito isso, saiba que é possível instalar quantas versões do Python desejar, para isso vamos usar uma ferramenta pouco conhecida, o pyenv. Assim, saiba como instalar diferentes versões do Python no Ubuntu, Debian, Fedora, e derivados e sem problemas.
O que é o Pyenv?
O Pyenv é uma ferramenta criada para ajudar desenvolvedores, estudantes e todo público em geral, a instalar diferentes versões do Python no mesmo sistema, ou seja, você pode ter quantas versões do Python quiser. Hoje, a dica é focada no Ubuntu, Debian e Fedora, sendo estatisticamente as distribuições Linux mais utilizadas paras programar em Python.
Instalando várias versões do Python no Ubuntu, Debian, Fedora e derivados
Para começar o nosso tutorial de instalação, é preciso começar pelas dependências. Sem elas, o pyenv não vai funcionar corretamente. Para isso execute o comando abaixo:
Para Ubuntu, execute o comando abaixo:
sudo apt-get update; sudo apt-get install make build-essential libssl-dev zlib1g-dev \
libbz2-dev libreadline-dev libsqlite3-dev wget curl llvm \
libncursesw5-dev xz-utils tk-dev libxml2-dev libxmlsec1-dev libffi-dev liblzma-dev
Para Debian, execute o comando abaixo como ROOT:
apt-get update; apt-get install make build-essential libssl-dev zlib1g-dev \
libbz2-dev libreadline-dev libsqlite3-dev wget curl llvm \
libncursesw5-dev xz-utils tk-dev libxml2-dev libxmlsec1-dev libffi-dev liblzma-dev
Para Fedora, execute os comandos abaixo:
sudo dnf groupinstall "Development Tools" -y
sudo dnf install zlib-devel bzip2 bzip2-devel readline-devel sqlite sqlite-devel openssl-devel xz xz-devel libffi-devel findutils -y
Instalar o pyenv no Ubuntu, Debian, Fedora e derivados
Agora, chegou o momento em que você não pode errar as ordens dos comandos. Observe que vamos destacar os comandos por linha. Para copiar o comando, clique no botão “Copiar” ao lado, e depois utilize o botão direito do mouse para colar no Terminal da sua distribuição. Desta forma, seguindo a ordem dos comandos, nós vamos instalar o pyenv, reiniciar o shell e depois verificar se o pyenv foi instalado corretamente:
curl https://pyenv.run | bash
exec $SHELL
pyenv -v
Como instalar ou desinstalar o Python com o pyenv
A sintaxe é muito simples, para você usar o pyenv install juntamente com a versão que deseja instalar. Vamos para um exemplo prático. Digamos que você queira instalar a versão 3.9.6, já que o Ubuntu 20.04 vem com o Python 3.8 por padrão. Então, você deve executar o comando abaixo:
pyenv install 3.9.6
E para ativar o Python Global, execute o comando abaixo:
pyenv global 3.9.6
Como desinstalar uma versão do Python com o pyenv
Para desinstalar uma versão do Python que tenha sido previamente instalar usando o pyenv também é simples. Observe que no nosso exemplo anterior instalamos a versão 3.9.6, então vamos supor que não precisamos mais desta versão instalada. Desta forma, vamos seguir com a desinstalação desta versão do Python:
pyenv uninstall 3.9.6
Como instalar várias versões (múltiplas) do Python com o pyenv no Ubuntu, Debian, Fedora, ou derivados!
Anteriormente vimos como instalar qualquer versão do Python no Linux, mas o fato é que se você acabou de instalar qualquer uma destas distribuições, instalar uma versão do Python por vez pode não ser interessante. Então, saiba que você também pode usar o pyenv para instalar múltiplas versões do Python em uma única linha de comando:
pyenv install 3.8.5 3.9.6
Note que no exemplo acima, instalamos a versão 3.8.5 e 3.9.6. O separador da sintaxe é o espaço, não tente usar vírgulas ou dois espaços que o comando vai retornar erros. Bom, se você gostou do pyenv, talvez seja interessante conhecer melhor o projeto, abaixo está um botão que vai redirecionar você para o site.