Quem nunca teve problemas com o Grub ao instalar o Windows ou outro sistema operacional? Pois é, muitas vezes o Grub perde as configurações e acaba não exibindo mais os sistemas instalados ou então, o Windows não deixa mais a sua distribuição Linux, como o Ubuntu iniciar. No entanto, hoje saiba como reparar, restaurar e até reinstalar o grub utilizando apenas o DVD do Ubuntu em modo live.
Isso acontece porque as configurações acabam sendo reescritas pelo sistema sem perguntar nada a você. Mas, reparar o Grub é simples demais, e nessa dica vamos fazer 3 em 1, vamos mostrar como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o Ubuntu Live. Mas, não se preocupe, nada do Ubuntu será instalado a partir do DVD.
Saiba como reparar, restaurar ou reinstalar o Grub com o DVD do Ubuntu
Primeiro é importante lembrar que você não deve pular nenhuma etapa, pois o problema pode não ser resolvido. Vamos usar o sudo em todos os comandos. Para qualquer uma das ações acima, reparar, restaurar ou reinstalar, você precisa montar a partição primeiro.
É preciso que você saiba exatamente qual a partição em que esta a instalação do Ubuntu esta instalada, os mesmos comandos podem ser usado em outras distribuições, mas lembre-se que vai precisar do modo livre a distribuição a ser recuperada.
Agora que você já sabe a partição onde o seu Ubuntu está instalado, vamos então executar o comando. Digamos que a minha partição seja o sda1 então veja o exemplo abaixo, e troque a identificação da partição pela sua, ela esta destacada em vermelho e assim vamos montá-la:
sudo mount /dev/
Agora, vamos vincular os diretórios que por padrão o Grub costuma usar para detectar outros sistemas operacionais:
sudo mount –bind /dev /mnt/dev && sudo mount –bind /dev/pts /mnt/dev/pts && sudo mount –bind /proc /mnt/proc && sudo mount –bind /sys /mnt/sys
Agora, vamos usar o chroot:
sudo chroot /mnt
Desta vez, você só precisa adicionar a letra da unidade (geralmente a) para substituir sda, por exemplo:
grub-install /dev/sda
grub-install –recheck /dev/sda
update-grub
Copie e cole todos comandos de uma vez no terminal Linux:
exit && sudo umount /mnt/sys && sudo umount /mnt/proc && sudo umount /mnt/dev/pts && sudo umount /mnt/dev && sudo umount /mnt