O Ubuntu MATE 17.10 foi lançado e com ele a possibilidade de ter algo parecido com o Unity. Bom, um detalhe importante sobre o Ubuntu MATE é que nesta nova versão, ele não seguiu o exemplo do Ubuntu com GNOME, sendo assim, o MIR continua nele firme e forte, como também permanece o suporte a arquitetura de 32 bits, nada mudou. Essa dica pode ser útil para aqueles que não gostam do GNOME, e por alguma razão não querem usar o ambiente com as personalizações da Canonical.
Como transformar o MATE no Unity usando o Ubuntu 17.10
Essa mudança no Ubuntu MATE 17.10 é dada devido a um painel chamado Mutiny que pode ser encontrado usando a ferramenta MATE Tweak, essa ferramenta já está instalada no sistema e tudo o que você precisa fazer é localizá-la no menu Sistema, em seguida você verá a janela abaixo.
Em seguida, você verá um menu lateral no MATE Tweak, vá no item Painel e selecione o Mutiny, confirme as alterações, agora é só usar a imaginação e localizar papéis de parede, ícones e todo o resto que você desejar, ao menos o painel principal você já tem, e você terá a mesma usabilidade do Unity.
Se você não gostar, pode ir novamente no MATE Tweak e no mesmo item Painel selecione tradicional, e tudo vai voltar ao que era antes. Essas alterações não se aplicam para todos os usuários do sistema, somente o atual, como também não acarreta danos ao sistema, e não é nada que ponha a segurança ou instabilidade em risco.