Um dos problemas enfrentados por muitos usuários é o superaquecimento em seu notebook, especialmente quando se joga ou quando estamos usando um software que requer mais do desempenho do nosso sistema. No entanto, é sempre importante dizer que todos os computadores esquentam mesmo, independe se ele está com o Linux ou não.
Porém, se o seu computador está superaquecendo, travando ou desligando, é hora de analisar algumas questões.
Saiba como evitar o superaquecimento em PCs ou Notebooks com Linux
Para evitar isso, os desenvolvedores do Open Source Technology Center da Intel desenvolveram térmica Linux Daemon (Thermald) uma ferramenta que monitora e controla a temperatura do processador, evitando o superaquecimento da CPU, sem um impacto significativo sobre o desempenho do sistema simplesmente usando algumas técnica apresentada pela Intel disponível no nosso kernel Linux.
Nós apresentamos o Thermald que pode aplicar vários métodos de resfriamento quando a temperatura atinge um certo limite. Não podemos notar uma diferença durante o uso normal. O programa está disponível nos repositórios oficiais de diversas distribuições.
Então, lembre-se também que ele só funciona em processadores Intel e AMD. Observe que, para o uso adequado do Thermald, vamos ativar o driver intel_pstate que gerencia o desempenho da arquitetura da CPU da Intel Sandy Bridge, Ivy Bridge e outros.
Sobre o superaquecimento de PCs ou notebooks com Linux
PCs esquentando demais com Linux é uma realidade. No entanto, não podemos esquecer de analisar outros fatores antes de adotar qualquer medida. Assim, sempre verifique se a sua pasta térmica não está ressecada, fazendo com que o dissipador trabalhe dobrado para esfriar a sua CPU.
Mas, se você não sabe fazer isso, leve o seu computador até uma assistência técnica. Outro item a ser observado, é justamente o cooler, ele também pode não estar esfriando como deveria. No entanto, a solução em sua maioria é a troca imediata.
Porém, não faça remendos por conta própria, o superaquecimento do PC ou notebook, pode queimar componentes. Além disso, também vai aumentar o consumo energético. Na maioria dos casos, o superaquecimento do computador não foi causado pelo Linux.
Mas, falta de manutenção, poeira em dissipadores de calor e até outras questões de higiene. Desta forma, mantenha o seu computador sempre limpo e com a manutenção em dia.
Ativando o Thermald no Linux
Para ativar Thermald no Ubuntu e derivados devemos primeiro ativar intel_pstate ativá-lo a partir do gerenciador de boot GRUB e para fazer isso basta digitar em um terminal:
sudo nano /etc/default/grub
Agora habilite a linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash intel_pstate=enable"
Que vai ficar como a imagem abaixo:
Vamos agora atualizar o Grub:
sudo update-grub
Vamos agora reiniciar alguns serviços:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_driver
Se estiver tudo correto execute o seguinte:
cpupower frequency-info
Agora vamos instalar o thermald que vai nos dar uma força extra nessa tarefa:
Instalando o Thermald no Ubuntu, Fedora, Arch Linux
Para instalar o Thermald, fique atento a sua distribuição copie e cole os comandos no Terminal.
Para instalar o Thermald no Ubuntu, Linux Mint e derivados execute:
sudo apt install thermald linux-cpupower
Para instalar o Thermald no Arch Linux, Manjaro e derivados execute:
sudo pacman -S thermald cpupower
Para instalar o Thermald no Fedora e derivados, execute:
sudo dnf install thermald kernel-tools
Por fim, se nada resolver, talvez seja a hora de você trocar de distribuição, possivelmente um sistema leve ajude você a não fritar o seu processador. Desta forma, separamos alguns links que podem ajudar você se este for o seu caso.