Filmulator: um editor de imagens simples e de código aberto para Linux

Filmulator: um editor de imagens simples e de código aberto para Linux

O editor de imagens Filmulator visa simplificar a edição de imagens raw, fornecendo apenas os elementos essenciais. Ele também adiciona o recurso de gerenciamento de biblioteca, se você estiver procurando por um aplicativo para as imagens da câmera.

Para quem não sabe, o arquivo de imagem raw é um arquivo não compactado minimamente processado. Em outras palavras, é um arquivo digital intocado, sem compactação e com processamento mínimo aplicado a ele. Os fotógrafos profissionais preferem capturar fotos em arquivo raw e processá-lo eles mesmos.

Filmulator: um editor de imagens simples e de código aberto

O Filmulator afirma que não é o típico “filtro de efeito de filme” que apenas copia as características externas do filme. Em vez disso, o Filmulator chega à raiz do que torna o filme tão atraente: o processo de desenvolvimento.

Filmulator: um editor de imagens simples e de código aberto para Linux
O editor de imagens Filmulator visa simplificar a edição de imagens raw, fornecendo apenas os elementos essenciais.

O desenvolvedor do Filmulator afirma que o editor traz os seguintes benefícios:

  • Grandes regiões brilhantes tornam-se mais escuras, comprimindo a faixa dinâmica de saída.
  • Pequenas regiões brilhantes tornam seus arredores mais escuros, aumentando o contraste local.
  • Em regiões brilhantes, a saturação é aprimorada, ajudando a reter a cor em céus azuis, tons de pele mais brilhantes e pores do sol.
  • Em regiões extremamente saturadas, o brilho é atenuado, ajudando a reter detalhes.

Existe um AppImage disponível para Filmulator para que você possa usá-lo facilmente no Linux. Também existe uma versão Windows disponível.

Além disso, você sempre pode acessar o repositório GitHub e dar uma olhada em seu código-fonte. Existe uma documentação para ajudá-lo a começar a usar o Filmulator.

A ideologia de design do Filmulator é ter a melhor ferramenta para qualquer trabalho, e apenas essa ferramenta. Isso significa comprometer a flexibilidade, mas ganhar uma interface bastante simplificada e otimizada.

It’s FOSS