GNOME 43: patch que melhora desempenho estará disponível apenas para usuários Ubuntu!

gnome-43-patch-que-melhora-desempenho-estara-disponivel-apenas-para-usuarios-ubuntu

O GNOME 43 que está cheio de novidades não terá um patch que melhora significativamente o desempenho do GNOME. A notícia de que o GNOME 43 não terá o patch do Ubuntu buffer triplo deixou alguns usuários tristes.

A Comunidade Ubuntu desenvolveu o buffer dinâmico duplo e triplo, e fez o seu lançamento inicial no Ubuntu 22.04 LTS, lá em abril deste ano. E com o patch do Ubuntu, é possível notar uma fluidez maior no GNOME após a sua aplicação.

É notório que com o patch Ubuntu o GNOME não dá lag, aqueles atrasos e há um suavidade altamente perceptível. Mas, sem ele, tudo volta a ter lag e não há suavidade.

Como funciona o patch do Ubuntu para o GNOME 43?

Quando clicamos, rolamos a página ou movemos a janela utilizamos muito a GPU. Porém, quando não fazemos nenhum movimento e deixamos a GPU ociosa as questões de lag e outros detalhes ocorrem.

O fato é que com patch do Ubuntu, há um alternância criada entre buffer duplo e triplo e com isso, evita que a GPU fique ociosa causando a sensação de que vai travar ou travou. A tão vista suavidade no GNOME com o patch do Ubuntu, ocorre porque há uma pré-renderização de dois quadros ao invés de um em buffer duplo. Se você é um usuário que precisa de mais detalhes técnicos, a Comunidade Ubuntu possui um post que explica tudo com mais detalhes.

Mutter e GNOME 43 não terão patch Ubuntu

O patch do Ubuntu, lançado em abril de 2022, deveria ter sido mesclado ao código do GNOME 43, através do Mutter MR#1441, mas não foi. Não sabemos o que aconteceu e não temos detalhes sobre a não inclusão deste patch que seria importante para a questão de desempenho do GNOME 43.

Mas, a equipe do Ubuntu 22.10 Kinetic Kudu resolveu fazer o ajuste para beneficiar seus usuários. Porém, distribuições como Fedora, Debian, Arch Linux e tantas outras, não terão o recurso ativo. Isso ocorre pois essas distribuições enviam o GNOME 43 separadamente.

Por fim, a discussão segue sobre os motivos da não inclusão do patch do Ubuntu no GNOME 43 e há um certo “climão” entre a Comunidade Ubuntu e os devs do GNOME.