Easy Disk Cleaner foi desenvolvido pela liberar espaço em disco, e o melhor, ele funciona em todas as plataformas seja ela Linux, Windows ou Mac. Então, se você esta buscando um aplicativo para liberar espaço em disco no Linux, você acabou de encontrar. Mas hoje, saiba como instalar o Easy Disk Cleaner no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE.
O visual do Easy Disk Cleaner é bastante limpo e intuitivo, você poderá analisar todo o seu disco onde cada tipo de arquivo é destacado por cores e rótulos diferentes. Então, você não vai se perder quando estiver precisando liberar espaço no seu disco rígido no Linux.
Além disso, é possível localizar grandes arquivos, pastas e até subpastas, então você pode fazer uma análise profunda e assim, identificar quais arquivos você pode apagar. Dito isso, saiba que você pode excluir somente um determinado arquivo ou a hierarquia da pasta, tudo é possível e ajustável.
O escaneamento do Easy Disk Cleaner é o melhor, são cerca de meio minuto para que ele exiba todos os arquivos, destacados e organizados, que estão em seu disco rígido. Então, além de ser fácil a limpar o seu HD você não vai precisar ficar horas esperando o escaneamento terminar.
Caso você não se sinta seguro, não se preocupe, o Easy Disk Cleaner possui um sistema que protege as pastas do sistema, impedindo que você os remova acidentalmente. Então, acho que já demos muitos motivos para você instalar o Easy Disk Cleaner em sua distribuição Linux.
Por fim, confira um vídeo criado pela equipe que desenvolve o softwares, a Qiplex:
Neste tutorial: Saiba como instalar o Easy Disk Cleaner no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Libere espaço em disco no Linux!
Instalando o Easy Disk Cleaner no Ubuntu e derivados!
Para instalar o Easy Disk Cleaner no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo:
Instalando o Easy Disk Cleaner no Fedora e derivados!
Para instalar o Easy Disk Cleaner no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Easy Disk Cleaner no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Instalar o pacote de software:
Instalando o Easy Disk Cleaner no Debian e derivados!
Para instalar o Easy Disk Cleaner no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o Easy Disk Cleaner no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 2 – Instalação do Software:
Instalando o Easy Disk Cleaner no CentOS e derivados!
Para instalar o Easy Disk Cleaner no CentOS, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar o repositório EPEL. Caso você já tenha o repositório adicionado pule para o passo 2.
Nota:Vale lembrar que uma vez que você adicione o repositório e habilite o suporte ao Snap no CentOS, você não precisará mais fazer isso sempre que for instalar um pacote Snap.
Passo 1 – Adicionar o repositório de software EPEL ao CentOS:
Passo 2 – Instalar o pacote responsável pela compatibilidade com pacotes Snap. Caso você já tenha o suporte habilitado no CentOS para o Snap, pule para o passo 5, o de instalação do Software:
Passo 3 – Habilitar o serviço no sistema:
Passo 4 – Ativar o suporte ao Snap clássico vamos criar um link simbólico:
Passo 5 – Agora, vamos executar o comando para instalar o Easy Disk Cleaner no CentOS ou derivados:
Instalando o Easy Disk Cleaner no openSUSE e derivados!
Para instalar o Easy Disk Cleaner no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Snap instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 5:
Passo 1 – Adicionar repositório:
Para openSUSE 15.0:
Para openSUSE 15.1:
Para openSUSE Tumbleweed:
Nota: Caso você esteja utilizando uma versão diferente das propostas no momento da escrita deste artigo, basta trocar o final do link pela versão correspondente!
Passo 2 – Agora, vamos importar a chave do repositório e em seguida atualizar a nossa fonte de softwares:
Passo 3 – Vamos instalar o Snapd, e em seguida você precisa reiniciar a máquina para poder continuar:
Passo 4 – Agora que você reiniciou a sua máquina, vamos habilitar e iniciar o serviço do Snap, a partir de agora, sempre que você precisar instalar um pacote Snap, basta ir direto para o comando de instalação:
Caso você esteja usando a versão Tumbleweed, execute o comando abaixo:
Passo 5 – E por fim, execute o comando de instalação do Easy Disk Cleaner:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Easy Disk Cleaner no Linux! E sempre que possível limpe o seu disco rígido, e assim, tenha mais espaço em seu HD para uso em sua distribuição.