O OpenSCAD é um software para criar sólidos modelos CAD 3D. É um software gratuito e está disponível para Linux/UNIX, Windows e Mac OS X. Diferentemente da maioria dos softwares gratuitos para a criação de modelos 3D (como o Blender), ele não se concentra nos aspectos artísticos da modelagem 3D, mas nos aspectos CAD. E hoje, saiba como instalar o OpenSCAD no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE, utilizando pacote Snap.
Portanto, pode ser o aplicativo que você está procurando quando planeja criar modelos 3D de peças de máquinas, mas com certeza não é o que você está procurando quando está mais interessado em criar filmes.
O OpenSCAD não é um modelador interativo. Em vez disso, é algo como um compilador 3D que lê um arquivo de script que descreve o objeto e renderiza o modelo 3D desse arquivo de script. Isso fornece a você (o designer) controle total sobre o processo de modelagem e permite alterar facilmente qualquer etapa do processo de modelagem ou criar projetos definidos por parâmetros configuráveis.
O OpenSCAD fornece duas técnicas principais de modelagem: primeiro, há geometria sólida construtiva (também conhecida como CSG) e, segundo, extrusão de contornos 2D. Os arquivos DXF do Autocad podem ser usados ??como formato de troca de dados para esses contornos 2D.
Além dos caminhos 2D para extrusão, também é possível ler os parâmetros do projeto nos arquivos DXF. Além dos arquivos DXF, o OpenSCAD pode ler e criar modelos 3D nos formatos de arquivo STL e OFF.
Mas, se por ventura você quer alternativas ao AutoCAD, então o artigo abaixo é para você:
- Como instalar o DraftSight no Ubuntu, Debian, Linux Mint. Tenha uma das melhores alternativas ao AutoCAD.
- Conheça 3 alternativas sob código aberto para o AutoCAD! E disponível para o Linux
- Como instalar o LibreCAD no Debian, Ubuntu, LinuxMint! Uma solução linux para o AutoCAD
Neste tutorial: Saiba como instalar o OpenSCAD no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!
Instalando o OpenSCAD no Ubuntu e derivados!
Para instalar o OpenSCAD no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo:
Instalando o OpenSCAD no Fedora e derivados!
Para instalar o OpenSCAD no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que caso você já tenha o suporte ao Snap habilitado no Fedora, pule para o passo 3, o de instalação do pacote:
Passo 1 – Instalar o Snapd:
Após executar o comando acima, lembre-se encerrar a sessão ou reiniciar o computador! Em seguida, vamos criar um link simbólico para ativar o suporte ao Snap clássico:
Passo 2 – Criar link simbólico:
E agora, vamos executar o comando para instalar o OpenSCAD no Fedora ou derivados:
Passo 3 – Instalar o pacote de software:
Instalando o OpenSCAD no Debian e derivados!
Para instalar o OpenSCAD no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha Snap ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 2, que seria da instalação:
Passo 1 – Atualizar os repositório e instalar o Snapd:
E agora, vamos executar o comando para instalar o OpenSCAD no Debian ou derivados:
Passo 2 – Instalação do Software:
Instalando o OpenSCAD no CentOS e derivados!
Para instalar o OpenSCAD no CentOS, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar o repositório EPEL. Caso você já tenha o repositório adicionado pule para o passo 2.
Nota:Vale lembrar que uma vez que você adicione o repositório e habilite o suporte ao Snap no CentOS, você não precisará mais fazer isso sempre que for instalar um pacote Snap.
Passo 1 – Adicionar o repositório de software EPEL ao CentOS:
Passo 2 – Instalar o pacote responsável pela compatibilidade com pacotes Snap. Caso você já tenha o suporte habilitado no CentOS para o Snap, pule para o passo 5, o de instalação do Software:
Passo 3 – Habilitar o serviço no sistema:
Passo 4 – Ativar o suporte ao Snap clássico vamos criar um link simbólico:
Passo 5 – Agora, vamos executar o comando para instalar o OpenSCAD no CentOS ou derivados:
Instalando o OpenSCAD no openSUSE e derivados!
Para instalar o OpenSCAD no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Snap instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 5:
Passo 1 – Adicionar repositório:
Para openSUSE 15.0:
Para openSUSE 15.1:
Para openSUSE Tumbleweed:
Nota: Caso você esteja utilizando uma versão diferente das propostas no momento da escrita deste artigo, basta trocar o final do link pela versão correspondente!
Passo 2 – Agora, vamos importar a chave do repositório e em seguida atualizar a nossa fonte de softwares:
Passo 3 – Vamos instalar o Snapd, e em seguida você precisa reiniciar a máquina para poder continuar:
Passo 4 – Agora que você reiniciou a sua máquina, vamos habilitar e iniciar o serviço do Snap, a partir de agora, sempre que você precisar instalar um pacote Snap, basta ir direto para o comando de instalação:
Caso você esteja usando a versão Tumbleweed, execute o comando abaixo:
Passo 5 – E por fim, execute o comando de instalação do OpenSCAD:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o OpenSCAD no Linux.