Para monitorar o desempenho do sistema desde o processamento ao uso de memória, você pode usar o nmon, com ele você consegue ter um gráfico detalhado via terminal com informações completas sobre o sistema. Nesta dica, saiba como instalar o nmon no Ubuntu, Debian, openSUSE, Linux Mint, Fedora e derivados. O NMON ainda é uma dos mallhores monitor de recursos em sistemas Linux.
Monitore o desempenho de sistemas Linux com o NMON!
Antes de mais nada, é sempre importante monitorar o seu sistema, até porque sempre que instalamos algo novo ou até quando atualizamos, é essencial verificar se tudo esta estável e se o desempenho esta normal como antes ou foi comprometido, e o Linux permite que isso seja feito com maestria, a ferramenta nnom pode ser usada por qualquer nível de usuário, o menu é muito simples e intuitivo.
Para monitorar o desempenho de sistemas Linux vamos usar o nmon, uma aplicação simples mas muito competente, então vamos para a instalação, siga os comandos de acordo com a sua distribuição!
Como instalar o nmon no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE!
Para instalar o nmon no Debian, Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute os comandos abaixo, lembre-se que o Debian não tem vem com o sudo habilitado por padrão, neste caso você pode executar como ROOT ou habilitar o sudo no Debian:
sudo apt-get install nmon
Para instalar o nmon no Fedora, CentOS execute os comandos abaixo:
sudo dnf install nmon
Para instalar no openSUSE ou derivados, execute os comandos abaixo:
zypper in nmon
Para abrir o nmon e ter acesso aos detalhes do seu sistema execute o comando abaixo no terminal:
nmon