Categorias
Tutoriais

Novidades do SUSE Linux Enterprise e openSUSE

Hoje o SUSE Linux Enterprise é muito mais que um sistema operacional, pois contém poderosas ferramentas para gestão de diferentes ativos de TI.

O SempreUpdate esteve no SUSE Expert Days 2019, entrevistando Aslan Ramos – Engenheiro de Vendas da SUSE Brasil e SAP Champion para a America Latina.  Conjuntamente, ele está liderando as iniciativas do openSUSE principalmente no Brasil.

As vantagens e diferenciais do SUSE LINUX Enterprise

O SUSE Enterprise proporciona as empresas uma facilidade de gerenciamento e administração dos servidores através de ferramentas user friendly.

Consequentemente, estas ferramentas proporcionam um aumento na adoção do SUSE por partes empresas e na diminuição dos custos de gerenciamento.
Assim, o administrador não necessita utilizar o comando de linha para executar atividades de gerenciamento, como é muitas vezes necessários em outras plataformas Linux.

O YAST é disponibilizado tanto no SUSE LINUX Enterprise para servidores, como também na distribuição livre denominada openSUSE.

SUSE Package HUB, permite que o administrador ter acesso a vários pacotes da comunidade dentro de uma instalação enterprise.

A solução SUSE MANAGER permite gerenciar uma parque de inúmeros servidores e sistema operacionais, o que simplifica e diminui o tempo de custo de implementação, instalação e gerencial de ambientes desde o mais simples até o mais complexos. Além, de mais liberdade para as empresas gerenciar seu parque de TI.

Segundo Aslan, o SUSE Linux Enterprise através de suas alianças estratégicas, está preparada para o mundo cloud. Por consequência, permite que as aplicações locais possam ser migradas facilmente para o cloud.

Além disso, ser uma plataforma robusta e homologada SAP. Portanto, permitindo redução de custos de TI.

Como está o movimento do openSUSE no Brasil ?

Primeiramente, temos que enfatizar que o openSUSE tem as mesmas ferramentas encontradas da versão Enterprise, inclusive mantendo o mesmo versionamento.

Hoje, é possível migrar e/ou atualizar a versão open para a enterprise sem parar o ambiente. Desta maneira, o cliente pode executar a versão open em ambiente de homologação e migrar para a versão enterprise em produção.

Ressaltamos o SUSE Package HUB, ele está disponível na lista de Extensões e Módulos Disponíveis. Ele está disponível sem nenhuma taxa adicional. Ele oferece um amplo conjunto de pacotes de comunidade adicionais para o SUSE Linux Enterprise, que podem ser facilmente instalados, mas não são suportados pela SUSE.

Há mais informações disponíveis sobre o SUSE Package Hub e como contribuir em https://packagehub.suse.com/

Novidades do SUSE Linux Enterprise e openSUSE

OpenSUSE permite as pequenas empresas possam começar suas iniciativas com custos reduzidos. Por conseguinte, a medida que as empresas crescem, possa migrar para a versão enterprise, a custos muito reduzidos e sem risco.

Diante de tudo que foi exposto neste artigo, a empresa SUSE está pronta para atender às necessidades de nosso mercado.

Mais notícias sobre a SUSE e suas soluções no Brasil, segue abaixo mais notícias.

Entrevista com VP na América Latina da SUSE

Abraços a todos.

Por Adriano Frare

Especialista em segurança. Certificado CISSP e Certicate Ethical Hacking. Gerente de projetos experiente com um histórico comprovado de trabalho no setor de administração governamental. Hábil em Planejamento Estratégico, ITIL, Project Management Office (PMO), Gerenciamento de Serviços de TI e Project Management Body of Knowledge (PMBOK), Certificado Digital (PKI), Segurança (CEH), CISSP, vendas usando métodos Soluction Selling (IBM).

Sair da versão mobile