cache-dns-no-linux

Se você costuma alterar o DNS no painel da sua distribuição, ou no roteador, é bom você começar a fazer a limpeza do cache DNS. Como também, às vezes um site troca de servidor ou IP e geralmente a propagação do novo IP/DNS demorar um pouco, cerca de 30 minutos. Saiba como limpar o cache DNS em qualquer sistema Linux.

Isso não é um regra, existem pessoas que dizem que pode demorar até 72 horas para que a propagação ocorra totalmente, no entanto, é possível agilizar isso fazendo um procedimento chamado de “Flush DNS”, ele vai fazer com que erros ao tentar acessar sites ocorram, por isso nesta dica saiba como fazer o Flush DNS no Linux e assim limpar o cache de DNS, e acabar de uma vez com erros 404 falsos.

Por qual motivo é preciso limpar o cache DNS no Linux?

Limpar o cache DNS em sistemas Linux é recomendado para evitar problemas com resolução de nomes. Alguns sites podem mudar suas URLs ou até mesmo o IP, assim você evita conflitos e outros problemas. Mas, limpeza de cache não é obrigatória, mas integra a lista de boas práticas. Desta forma, você evitará erros 404 falsos.

Limpando o cache DNS com o Flush DNS no Linux

Para limpar o cache DNS definitivamente no Ubuntu, execute o comando abaixo:

Terminal
sudo systemd-resolve --flush-caches

Esperamos ter ajudado você. Este comando não causa nenhuma alteração significativa no sistema. Caso você tenha entrado neste post em busca de servidores DNS, nós preparamos uma lista com os melhores servidores de DNS, e o melhor, os mais recentes e até os gratuitos já conhecidos por muitos.

Se você achar necessário também é possível o tamanho atual do seu cache DNS no Linux, o comando é simples:

Terminal
sudo systemd-resolve --statistics

Por fim, e se por algum motivo você não conseguiu limpar o cache com o comando acima, saiba que há outra maneira para fazer isso. Há o DNS-Clean, e ele também está disponível em todas as distribuições Linux.

Terminal
sudo /etc/init.d/dns-clean start

Concluído! Agora o cache DNS do Linux está limpo e erros falsos de resolução de nomes não irão mais ocorrer. Lembre-se de limpar o cache de tempos em tempos.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.