Melhores discos de resgate para sistemas Linux ou Windows! Resgate arquivos em sistemas quebrados!

Claylson Martins
7 minutos de leitura

Sistema quebrado ou que não inicia, ou ainda Linux com falha na inicialização é sempre um mistério. Nós sabemos que não tem como prever isso. No entanto, é possível recuperar quase todos os erros com alguns aplicativos ou sistemas focados na recuperação de sistemas quebrados. Desta forma, chamamos estes softwares ou discos de “discos de resgates”. São 4 os melhores softwares que podem ajudar a recuperar o sistema danificado, quebrado ou apenas salvar os arquivos pessoais em um outro disco.

Estes discos que nos ajudam a recuperar arquivos em sistemas quebrados, são chamados disco de resgate. Inclusive, a maioria deles são sistemas inteiros que podem ser gravados em CD, DVD ou pendrive. Assim, o trabalho de reinstalar um sistema operacional completo pode ser literalmente o último caso.

Contudo, alguns sistemas servem mesmo para resgatar os preciosos arquivos que ficaram presos ao sistema que não iniciou, seja este Linux ou Windows. Assim, conheça os melhores discos de resgate para recuperar partições danificadas, arquivos em sistemas quebrado e evitar a perda de dados.

Todos eles podem ser gravados a partir de um arquivo ISO e não requerem nenhuma instalação em nosso disco rígido. E tem mais, alguns iniciam até mesmo a partir da memória RAM, como é o caso do Hiren’s BootCD PE.

Os quatro melhores discos de resgate para recuperar sua instalação danificada no Linux ou Windows

Hiren’s BootCD PE

Quatro melhores discos de resgate para recuperar sua instalação danificada de Linux ou Windows

O BootCD do Hiren original era um disco de inicialização de emergência baseado em Linux, DOS e Windows XP , que se autodenominava “um kit de primeiros socorros para o seu computador”. No entanto, após vários anos sem atualização (desde 2012), vários de seus fãs decidiram desenvolver seu sucessor: 

BootCD PE Hiren

Existem três diferenças principais entre os dois discos:

  • Este último é baseado ‘apenas’ no Windows 10 PE (Preinstallation Environment), uma versão reduzida do sistema operacional da Microsoft usada como uma base de disco de recuperação.
  • Ele tem um catálogo de ferramentas menor, mas mais selecionado do que seu antecessor (todos gratuitos ou gratuitos, sem software pirata).
  • Suporta inicialização UEFI.

Hiren’s BootCD PE possui aplicações destinadas a reparar o MBR (registo principal de arranque) do nosso sistema, recuperação de dados (anteriormente eliminados), desfragmentação, particionamento, formatação e diagnóstico do disco rígido , exploradores de disco compatíveis com vários ficheiros de sistemas, diagnóstico e acesso remoto ferramentas, ‘serial’ e recuperadores de senha, bem como aplicativos básicos de gerenciamento de arquivos (compactação, editores de texto, visualização de PDF, etc.).

Além disso, também facilitará a tarefa de recuperar um sistema Windows danificado que não consegue inicializar normalmente, evitando ter que reinstalá-lo.

Rescatux

Distribuições atualizadas: Red Hat Enterprise Linux, MakuluLinux, NetBSD, Rescatux
Quatro melhores discos de resgate para recuperar sua instalação danificada de Linux ou Windows.

Rescatux é uma distribuição ao vivo baseada no Debian GNU/Linux, que oferece ferramentas para reparar instalações de sistemas Linux e Windows.

Assim, oferece-nos opções para modificar e reparar o boot (UEFI, GRUB) do nosso sistema operativo principal, resolver problemas de acesso (alterar passwords, dar permissões específicas a determinados utilizadores, etc.) e também inclui ferramentas avançadas como Gpart, Gparted, Testdisk ou Photorec.

A sua grande força é o wizard que inclui, baptizado com o nome de ‘Rescapp’ , que irá facilitar o acesso a todas as opções de restauro, guiando-nos ao longo do processo mesmo que não sejamos utilizadores com grande conhecimento. Por alguns anos, o Rescapp também foi um aplicativo independente disponível nos repositórios Debian e distribuições compatíveis.

Uma das peculiaridades do Rescapp é que, além de servir de launcher para ferramentas de terceiros, ele permite acessar o canal de chat e seu fórum oficial desde o próprio app para pedir ajuda a outros usuários, e até consegue. mais fácil para nós compartilharmos informações sobre a configuração de nossos equipamentos ou em nosso registro de ações.

Recomenda-se que o computador em que utilizamos o Rescatux tenha no mínimo 1 GB de memória RAM para evitar problemas durante o seu uso. Outro aspecto relevante de seus requisitos é que, embora possa funcionar em qualquer arquitetura em modo BIOS, seus criadores apenas garantem seu funcionamento em sistemas x64 em modo UEFI .

Clonezilla

Quatro melhores discos de resgate para recuperar sua instalação danificada de Linux ou Windows

Clonezilla é outra distribuição baseada em Debian, focada neste caso em uma missão muito específica: a clonagem rápida de discos ou partições , tendo surgido como uma alternativa gratuita ao famoso Norton Ghost . Tem até um sistema de clonagem massivo através de uma rede, com o qual podemos clonar o mesmo disco em um grande número de computadores simultaneamente.

Esta distribuição suporta um grande número de sistemas de arquivos usados por muitos sistemas operacionais: LVM2 e FS ext2, ext3, ext4, reiserfs, xfs, jfs, FAT, NTFS, HFS +, UFS, minix e VMFS.

A desvantagem é que a interface do Clonezilla ncurses é baseada principalmente em texto e em assistentes baseados em menus, que podem ‘jogar para trás’ os usuários acostumados aos ambientes usuais de janelas gráficas.

Kaspersky Rescue Disk

Quatro melhores discos de resgate para recuperar sua instalação danificada de Linux ou Windows

A empresa Kaspersky, criadora do antivírus homônimo, nos permite baixar e criar um disco de resgate chamado ‘Kaspersky Rescue Disk‘, que podemos usar em modo gráfico e texto para verificar o nosso sistema em busca de malware e tentar eliminá-lo.

Seu sistema de varredura possui várias opções para definir o que ou onde procuraremos softwares maliciosos em nosso sistema operacional principal. Além disso, não se limita exclusivamente às funções antivírus, e permite-nos explorar o nosso disco rígido para podermos copiar ou eliminar ficheiros, bem como um navegador (Firefox) para podermos pesquisar informações técnicas.

Via Genbeta

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.