Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5, além de muitas outras novidades que estão chegando em breve a este recurso. Mesclado ao Mesa 23.3 neste fim de semana está o suporte inicial nos drivers V3D Gallium3D (OpenGL) e V3DV Vulkan para o IP gráfico Broadcom VideoCore 7.1.x que é encontrado dentro do novo computador de placa única Raspberry Pi 5.

Enquanto o Raspberry Pi OS está sendo lançado com suas próprias compilações downstream do Mesa e do kernel Linux para habilitar a aceleração gráfica pronta para uso no Raspberry Pi 5 imediatamente, para obter suporte mais avançado e obter o suporte upstream para que possa ser facilmente captado por outras distribuições Linux ARM, Alejandro Piñeiro da Calia enviou o suporte gráfico VideoCore 7.1.x para os drivers V3D/V3DV upstream a tempo para o Mesa 23.3. Embora também haja o suporte ao driver gráfico do kernel DRM que também precisa ser upstream também para ter uma pilha de GPU de código aberto funcionando — esse código do kernel pode vir assim que o kernel v6.7.

Mesa mescla suporte inicial OpenGL/Vulkan para GPU do Raspberry Pi 5

Piñeiro escreveu sobre as mudanças do VideoCore 7.1.x para o Raspberry Pi 5:
Embora haja muitas mudanças em comparação com o HW gen 4.X (usado no rpi4), não foi necessário criar um novo driver completo para eles, apenas para atualizar fortemente v3d, v3dv e as partes comuns broadcom, especialmente o compilador.

Este MR inclui apenas patches que modificam o código comum v3d, v3dv e broadcom. Também temos alguns patches que precisam de mudanças no NIR, mas preferimos enviá-los assim que este MR for mesclado. Essas são melhorias que não são necessárias para que o motorista funcione, então eles podem esperar.

Com esses patches, os conjuntos de testes de conformidade Vulkan e OpenGL ES são aprovados com sucesso. Consulte a mesclagem para obter mais detalhes.

Mesa 23.3 implementa suporte para Rusticl On Zink para ter OpenCL no topo Vulkan Drivers

Mesa 23.3 implementa suporte para Rusticl On Zink para ter OpenCL no topo Vulkan Drivers

Mesclado para a versão Mesa 23.3 deste trimestre está a capacidade de ter o driver OpenCL escrito por Rusticl Rust rodando no topo do Zink, o driver Gallium3D conhecido por OpenGL-on-Vulkan. Com o Rusticl no Zink, isso agora significa obter este driver OpenCL 3.0 trabalhando em cima dos drivers de hardware Vulkan.

A Rusticl continua desfrutando de sucesso dentro do Mesa como uma implementação OpenCL moderna escrita por Rust que supera o rastreador de estado Clover adormecido. Rusticl tem feito muito progresso com os vários drivers Gallium3D de hardware como Nouveau, Intel Iris e RadeonSI, enquanto agora o suporte foi upstream para fazê-lo funcionar com Zink também.

Karol Herbst, da Red Hat, fundiu o suporte para Rusticl no Zink. O código passa “como 99%” do conjunto de testes de conformidade OpenCL (CTS) pelo menos com o Intel ANV Vulkan embaixo. Há algumas “coisas aleatórias que não funcionam”, mas muitos aplicativos OpenCl estão incluindo coisas como o benchmark LuxMark OpenCL.

O código chegou através deste pedido de fusão para Rusticl no Zink. Ótimo momento com o congelamento de recursos do Mesa 23.3 chegando em duas semanas. Karol também mesclou alguns preparativos para o suporte ao EventSig + Send para o Rusticl.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.