A Microsoft acaba de lançar o Terminal Preview 1.12 e a empresa orgulhosamente proclama que este lançamento é “ENORME!”. A nova versão traz novos recursos, entre os quais, a capacidade de configurá-lo como o emulador de terminal padrão. Porém, isso está longe de ser o fim da história. Também há restauração de janelas, transparência total no Windows 11 e uma série de correções. Assim, a Microsoft permite que usuários do Windows 11 definam o Terminal do Windows como aplicativo de terminal padrão.
A restauração do Windows significa que, ao reiniciar o Terminal do Windows, você pode ter as mesmas guias e painéis reabertos da última sessão. Os usuários do Windows 11 agora podem desfrutar de transparência total em vez do uso de acrílico e, embora haja a capacidade de definir a ferramenta como o emulador de terminal padrão, você precisará estar no canal de desenvolvimento do programa Windows Insider ou executar o Windows 11 para tirar vantagem disso.
Agora você pode definir a versão estável do Windows Terminal como seu emulador de terminal padrão se estiver no Windows Insider Program Dev Channel ou no Windows 11! Isso significa que quando você inicia qualquer aplicativo de linha de comando, ele será iniciado automaticamente dentro do Terminal do Windows. Você pode habilitar o Terminal do Windows como sua experiência padrão usando o aplicativo de configurações do Windows ou dentro das configurações do Terminal do Windows, diz o comunicado oficial da Microsoft neste post.
Microsoft permite que usuários do Windows 11 definam o Terminal do Windows como aplicativo de terminal padrão
Mas as correções de bugs são tão importantes quanto os novos recursos, e a Microsoft compartilha a seguinte lista de problemas que foram resolvidos.
Melhorias diversas
- Agora você pode selecionar o texto que foi impresso em seu buffer com o teclado!
- Perfis para Visual Studio Developer Command Prompt (VS2017 +) e Visual Studio Developer PowerShell (VS2019.2 +) agora serão gerados automaticamente;
- As janelas de terminal elevadas agora exibirão um ícone de escudo à esquerda das guias para tornar a janela mais distinguível.
Correções de bugs
- O uso do teclado de toque agora deve invocar corretamente ao tocar dentro da janela do console;
- As coordenadas do mouse agora são fixas para quando a janela de exibição é rolada para todos os eventos.
- Ao executar várias ações, selecionar uma nova guia agora deve focalizar essa guia imediatamente;
- Agora você pode navegar pelo foco do painel sem ter que diminuir o zoom