A Microsoft anunciou que o Windows Terminal está definido para se tornar a “experiência de linha de comando padrão” para usuários do Windows 11 no próximo ano. A empresa já havia sugerido essa possibilidade alguns meses atrás, com o lançamento de uma versão prévia do Terminal. No Windows Terminal Preview 1.12, foi introduzida a opção para definir a ferramenta como o emulador de terminal padrão, mas agora os planos foram estendidos para que todos os usuários do Windows 11 tenham o Terminal Windows por padrão. Assim, a Microsoft torna o Windows Terminal padrão no Windows 11.
O próximo lançamento de recurso do Windows Terminal está agendado para janeiro, quando podemos esperar o início da mudança.
Em uma postagem de blog sobre a futura mudança, Kayla Cinnamon da Microsoft diz: “Um terminal padrão é o emulador de terminal que é iniciado por padrão ao abrir um aplicativo de linha de comando. Desde o início do Windows, o emulador de terminal padrão sempre foi o Console do Windows Host, conhost.exe. Isso significa que shells como Prompt de Comando e PowerShell sempre foram abertos dentro do Host do Console do Windows”.
Microsoft torna o Windows Terminal padrão no Windows 11
Ela continua:
Por muito tempo, os usuários não conseguiam substituir facilmente o host do console. Definitivamente, houve terceiros que engancharam o sistema operacional para torná-lo possível, mas ele nunca foi realmente suportado. Agora, estamos abrindo a funcionalidade para permitir que outros terminais sejam configurados como padrão, incluindo o Terminal Windows.
Ter a capacidade de alterar a ferramenta padrão é ótimo, mas o que a Microsoft planejou a seguir é maior, como explica o Cinnamon:
Ao longo de 2022, planejamos tornar o Windows Terminal a experiência padrão em dispositivos Windows 11. Começaremos com o Programa Windows Insider e passaremos pelos anéis até alcançarmos todos no Windows 11.
Nova versão já previa o uso por padrão
A Microsoft lançou há cerca de dois meses o Terminal Preview 1.12 e a empresa declarou naquela oportunidade que era um lançamento “ENORME!”. Esta versão trouxe novos recursos, entre os quais a capacidade de configurá-lo como o emulador de terminal padrão. No entanto, isso está longe de ser o fim da história. Também há restauração de janelas, transparência total no Windows 11 e uma série de correções.
A restauração do Windows significa que, ao reiniciar o Terminal do Windows, você pode ter as mesmas guias e painéis reabertos da última sessão. Os usuários do Windows 11 agora podem desfrutar de transparência total em vez do uso de acrílico e, embora haja a capacidade de definir a ferramenta como o emulador de terminal padrão, você precisará estar no canal de desenvolvimento do programa Windows Insider ou executar o Windows 11 para tirar vantagem disso.
Via Betanews