A Microsoft está com planos cada vez mais ambiciosos quando se fala na integração com o Linux: a empresa vai facilitar instalação de distribuições Linux no Windows 11 com uma nova interface do usuário para WSL. Embora o Windows Subsystem for Linux seja amplamente reconhecido como uma das conquistas mais impressionantes da Microsoft nos últimos tempos, o WSL possui alguns problemas que acabavam desestimulando o seu uso dentro do Windows. Porém, isso pode estar para acabar.
A Microsoft está explorando a possibilidade de introduzir uma nova GUI para simplificar a instalação e o gerenciamento de distribuições. Agora em sua segunda versão, o WSL torna possível instalar distribuições Linux dentro do Windows 11. No entanto, tem um grande obstáculo que está impedindo que ele ganhe apelo em massa. Continua sendo uma ferramenta baseada em texto.
“Atualmente o Subsistema Windows para Linux é um aplicativo focado em linha de comando. Não há uma maneira interna fácil para os usuários descobrirem, interagirem ou gerenciarem o WSL por meio de uma interface gráfica. Esse recurso se concentraria em disponibilizar a funcionalidade WSL por meio da GUI, para aumentar a descoberta e a usabilidade para uma gama maior de usuários.”
No repositório Dev Home GitHub, o problema enfrentado por muitos possíveis usuários do WSL é resumido:
“Atualmente, o Subsistema Windows para Linux é um aplicativo focado em linha de comando. Não há uma maneira interna fácil para os usuários descobrirem, interagirem ou gerenciarem o WSL por meio de uma interface gráfica. Esse recurso se concentraria em disponibilizar a funcionalidade WSL por meio da GUI, para aumentar a descoberta e a usabilidade para uma gama mais ampla de usuários”.
Uma sugestão, com destaque pelo Windows Latest, foi criar uma interface gráfica mais acessível. Em busca de feedback, postaram capturas de tela que dão uma ideia de como seria uma futura GUI da WSL.
Microsoft vai facilitar instalação de distribuições Linux no Windows 11 com uma nova interface do usuário para WSL
Uma função-chave da interface é permitir um gerenciamento mais fácil de distribuições Linux. Isso ocorrerá após a instalação. No entanto, isso também ajudaria a simplificar e acelerar o processo de obtenção e instalação.
Com a proposta apenas em um estado muito embrionário, é difícil dizer quando – ou mesmo se – é algo que finalmente veremos um dia. Se isso se concretizar, porém, é provável que haja um aumento no uso da WSL.
Você pode acompanhar as novidades a este respeito no GitHub.