in

Mobian OS para PinePhone leva o Debian para dispositivos móveis

Veja onde baixar e como instalar o sistema.

Parece que o futuro de uma parte dos smartphones será mesmo rodando Linux. Na verdade, se levarmos com mais critério isso já ocorre com o Android. Porém, estamos a falar de um sistema para rodar em seu smartphone que é bem semelhante ao que encontramos no desktop. O Pinephone tem essa proposta junto com o postmarketOS, por exemplo. Agora, acaba de surgir uma outra opção que promete agradar aos fãs do tradicional sistema operacional Debian. Está chegando o Mobian OS para PinePhone que leva o Debian Linux para dispositivos móveis.

O Debian é um dos mais antigos sistemas operacionais baseados em Linux, conhecido por sua estabilidade sólida e amplo suporte da comunidade. As distribuições Linux mais populares, como Ubuntu ou Tails, por exemplo, são baseadas no Debian Linux. No entanto, você não pode instalar o Debian puro diretamente em seus smartphones ou tablets. Você precisa de personalizações específicas de hardware para executá-lo sem problemas em diferentes dispositivos.

Surpreendentemente, o Debian já existe para smartphones como sistema operacional móvel PureOS ou Ubuntu Touch. Na verdade, estes são derivados do Debian. Agora, vem outro sistema operacional móvel baseado no sistema, o Mobian, que visa trazer todo o poder do Debian para dispositivos móveis.

O que é o Mobian OS para PinePhone e que leva o Debian para dispositivos móveis?

O Mobian é um novo projeto de código aberto com a missão de trazer o Debian GNU/Linux para modernos dispositivos de hardware móvel. Possui a interface de usuário Phosh desenvolvida pela Purism para seu próprio telefone Linux Librem 5.

O sistema básico Mobian usa a compilação Debian 11 ‘Bulleye’ pura para dispositivos baseados em ARM64. Ele também usa uma ferramenta poderosa, debos, para criar uma imagem Debian personalizada. Dentro das imagens, o Mobian inclui pacotes padrão para desenvolvedores e algumas funcionalidades para executar tarefas específicas. Aqui, você pode assistir à execução do Mobian no smartphone PinePhone:

 

A partir de agora, a Mobian visa o PinePhone baseado em Linux para fornecer um smartphone totalmente funcional com código aberto e poderoso Debian Linux. No futuro, o Mobian também pretende portá-lo para outros dispositivos móveis e tablets como o PineTab.

Aplicativos

Mobian OS para PinePhone leva o Debian para dispositivos móveis

Como o Mobian é baseado no Debian, ele usa o formato de pacote .deb para distribuir todo o software.  Além disso, as imagens do Mobian também vêm com vários pacotes de software essenciais, como SMS, XMPP, Matrix, Telegram, cliente de e-mail, navegador da web e muito mais.

Veja uma lista dos principais softwares GNOME que o Mobian inclui programas como Eye of GNOME, TodoSystem, GNOME contact adress book, Sound Recorder, GNOME control center settings, GNOME usage monitoring program, Fractal messenger e Geary Mail Client. Para obter uma lista completa de aplicativos, consulte o repositório de pacotes GitLab aqui.

Como baixar e instalar o Mobian OS?

Se você tem alguma edição do PinePhone e deseja experimentar o Mobian, faça o download das imagens pré-construídas aqui. Siga os guias de instalação do Mobian para o PinePhone aqui. Ele também mantém o repositório mobian-recipes que contém receitas debos para gerar imagens baseadas no Debian para telefones celulares suportados. Se você é um desenvolvedor e deseja criar uma imagem Debian personalizada para o seu dispositivo, verifique o repositório.

Fossbytes