Na palma da mão: 5 atividades que se tornaram comuns no celular

Os smartphones passaram por avanços bem significativos desde que foram lançados em 1992. De lá para cá, esse objeto de desejo que pode ser carregado para todos os lugares mudou radicalmente nossa maneira de viver em sociedade, influenciando inclusive comportamentos.

E atualmente ele pode ser utilizado de várias formas. Para provar isso, selecionamos 5 atividades totalmente diferente entre si, mas que podem ser totalmente realizadas através deles:

Uso na sala de aula

O aparelho passou por várias fases: de grande vilão a protagonista na educação, atualmente o celular é utilizado tanto por professores quanto por alunos. Eles são utilizados como ferramenta de estudo. Esse movimento já era visto antes mesmo da pandemia, que forçou muitas escolas a criar mecanismos de acesso de estudantes a aulas remotas.

Inconcebível há alguns anos, hoje em dia é comum encontrar alunos fazendo suas buscas por material através do aparelho ou utilizando os muitos aplicativos voltados à educação. Estes servem de auxílio para aulas, inclusive de línguas estrangeiras, através de aplicativos de aulas. Os recursos que também podem ajudar na sala de aula parecem ser infinitos: desde gravação de voz, leitura de livros, acesso a plataformas de ensino até jogos educacionais.

Movimentar contas bancárias

A chegada dos aplicativos de bancos foi uma das maiores revoluções: antes, atividades bancárias só eram possíveis de ser realizadas diretamente em uma instituição financeira, o que demandava tempo, disponibilidade e paciência para encarar longas filas. A chegada dos caixas eletrônicos ajudou em parte, mas somente com a chegada dos aplicativos para celular, as movimentações financeiras puderam, enfim, ser feitas de maneira mais independente pelos usuários.

Atualmente, com a implementação de medidas de segurança que garantem os dados dos clientes, os bancos veem crescer cada vez mais o acesso de usuários. E estes, por sua vez, podem fazer transferências, verificar gastos do cartão e realizar outras atividades como pagar ou transferir dinheiro. Esses acessos só são viáveis graças aos cuidados ao utilizar os apps bancários e que incluem o token da conta, senha e impressão digital.

Participar de torneios online

Antes jogados somente em forma presencial, alguns jogos passaram a ser acessados também em suas versões online. Vários se destacaram nessa nova fase, principalmente os chamados “esportes da mente”, que não necessitam de uma estrutura física complexa. Se destacam jogos como o poker, que saiu das salas físicas e conseguiu se adaptar claramente ao meio online, tanto que se tornam cada vez mais comuns torneios virtuais onde praticantes podem competir com outros de todo o mundo.

E essa tecnologia acabou se adaptando aos smartphones, que possibilitam participar destes torneios a qualquer hora e em qualquer lugar. O desenvolvimento de aplicativos móveis lançados pelas principais casas do setor, veio para que os jogadores possam acessar sua conta e realizar quase todas as atividades possíveis através do celular, melhorando assim a experiência de usuário (também chamada de UX). Este é o caso da versão para smartphones da Partypoker, que conta com diferenciais focados totalmente nestes aparelhos como o layout vertical e design responsivo, com elementos como uma barra deslizante centralizada.

Monitoramento doméstico

Estar longe e ter ao seu dispor imagens atualizadas de sua casa ou trabalho é uma realidade. O monitoramento residencial por celular é a melhor solução para se prevenir de invasões ou assaltos. E isto é possível através de vários aplicativos que, conectados a câmeras e sensores, mostram tudo o que acontece 24 horas por dia.

O usuário pode, a um toque, abrir fechaduras e fornecer acesso a pessoas que desejam entrar no ambiente, disparar alarmes com comportamentos suspeitos e acompanhar tudo o que acontece em tempo real através das imagens e gravações. Tudo isso de maneira fácil e intuitiva. E dependendo do aplicativo e uso, também há a alternativa de acionar imediatamente empresas de segurança, caso algum movimento estranho seja observado. O que facilita e muito a vida de milhares de pessoas que precisam manter-se de olho em seu patrimônio mesmo estando longe.

Filmagem e Edição de vídeos

O uso de aparelhos de celular para realizar filmagens é bastante comum. Tanto que o kit celular + câmera de filmagens/foto já foi substituído por smartphones que carregam boas câmeras que podem ser utilizadas por todos e com grande qualidade. Recentemente a Samsung lançou um novo modelo que permite vídeos em 8k e a tendência é que outras marcas também busquem sempre expandir a tecnologia em busca de ampliar seus mercados.

Unindo o útil ao agradável, também é possível, mesmo no celular, fazer transferências e até mesmo editar vídeos inteiros com programas de edição. E não são poucos os programas lançados para celulares que garantem um bom resultado, tanto para aprendizes quanto para profissionais. Com programas como o Youcut Pro, disponível para Android e iOS, pode-se adicionar músicas, efeitos, aumentar ou diminuir a velocidade e corrigir outros aspectos que antes só podiam ser feitos através de um computador. Uma grande mão na roda.

Artigos recentes

Artigos relacionados