in

Navegador Brave inclui mecanismo de pesquisa privado e sustentável Ecosia por padrão

Esta é mais uma alternativa ao DuckDuckGo.

Navegador Brave inclui mecanismo de pesquisa privado e sustentável Ecosia por padrão

Os desenvolvedores do navegador Brave, baseado em Chromium, estão investindo cada vez mais pesado em garantir a privacidade dos usuários. Assim, eles acabam de anunciar a incorporação como mecanismo de busca integrado do Ecosia, um ‘buscador alternativo’. Portanto, a partir de agora, o Ecosia estará disponível para o mais de 24 milhões de usuários Brave em computadores e dispositivos móveis.

Os criadores da Ecosia, uma startup com sede em Berlim, desenvolveram seu projeto em torno de dois grandes princípios: privacidade e sustentabilidade.

O primeiro ponto não é muito diferente do que outros mecanismos de pesquisa, como DuckDuckGo e StartPage. Então, todos eles se recusam a vender dados pessoais a terceiros e os históricos de pesquisa desaparecem de seus servidores em uma semana.

Navegador Brave inclui mecanismo de pesquisa privado e sustentável Ecosia por padrão

O Ecosia, porém, possui diferenças em relação a outros projetos semelhantes, pois se comprometeu a investir os lucros de suas propagandas no plantio de árvores (“a cada busca, as árvores que plantamos retiram 1 kg de CO2 da atmosfera”), para a que se junta a promessa de utilizar servidores que “utilizem 200% de energia renovável”.

Usando nossos benefícios para o planeta em vez de para nós mesmos, conseguimos plantar mais de 115 milhões de árvores. Eles removem milhares de toneladas de CO2 do ar enquanto protegem a vida selvagem, as comunidades e os ecossistemas.

Uma revisão da sua página de resultados

A página de resultados do Ecosia mantém totalmente a ‘aparência e sensação’ de estar visitando o Google. Como este, também mostra um carrossel de vídeos em destaque do YouTube em suas pesquisas na web. Além disso, assim como o Google, mostra páginas de resultados específicos para Imagens, Notícias, Vídeos e Mapas.

Uma diferença do Google são os atalhos para mecanismos de pesquisa externos: podemos dizer ao Ecosia para abrir pesquisas para o mesmo termo, mas diretamente na Wikipedia, no Amazon, YouTube, no Bing ou no próprio Google:

Também na mesma página podemos filtrar os resultados por critérios temporais (em ‘Filtros’) ou pela região de origem dos resultados (em ‘Configurações’).

Se acessarmos a “Mais configurações” também encontramos opções como a seleção do idioma do motor de pesquisa, a seleção do nível de segurança dos resultados (em relação ao material ofensivo) ou a ativação e desativação das sugestões automáticas da caixa de pesquisa. Apesar de o Brasil estar entre as opções de buscas, o idioma português não foi incluído ainda.

Genbeta

Processo 1-alfa da Micron oferece melhorias na densidade e desempenho de DRAM

Processo 1-alfa da Micron oferece melhorias na densidade e desempenho de DRAM

Chrome 89 Beta habilita WebHID por padrão

Chrome 89 Beta habilita WebHID por padrão