in

Navegador Google Chrome 78 foi lançado com modo escuro para sites, testes de DoH e muito mais

A ferramenta de verificação de senha também foi lançada e vários recursos de personalização para a página Nova Guia.

Navegador Google Chrome 78 foi lançado com modo escuro para sites, testes de DoH e muito mais

A versão 78 do navegador Google Chrome já está disponível para download para usuários de Linux, Android, ChromeOS, macOS, iOS e Windows.

Lançado ontem, o Chrome 78, vem com um novo menu de personalização para a página Nova Guia, dicas de ferramentas ao pairar nas guias próximas, modo escuro forçado em todos os sites, suporte para a ferramenta verificação de senha, avaliações de DNS sobre HTTPS e remoção do recurso de segurança antigo do XSS Auditor.

No entanto, confira as novidades abaixo com mais detalhes:

Novo menu de personalização para a página Nova Guia

No Chrome 78, os usuários têm um novo menu de personalização à sua disposição. O menu pode ser acessado na página Nova guia.

Porém, esse é um recurso experimental, e os usuários devem ativá-lo acessando a seção “chrome://flags” e ativando duas opções denominadas “NTP customization menu version 2” e “Chrome Colors menu”:

chrome://flags/#ntp-customization-menu-v2
chrome://flags/#chrome-colors

Uma vez ativado, um novo menu permitirá que os usuários personalizem o navegador Chrome com novos temas, controlem a aparência dos atalhos na página Nova guia e personalizem o papel de parede da página Nova Guia.

Esse é um recurso que está em andamento há meses, e o Google inicialmente prometeu que estaria pronto para o lançamento do mês passado no Chrome 77. Não foi incluído no mês passado, mas sim nessa versão 78.

Cartões suspensos nas abas

Um pequeno detalhe que a maioria dos usuários também notará nesta versão é o fato de que ao passar o mouse em uma guia, o Chrome agora mostrará um pequeno painel (dica) com informações sobre essa guia.

Chamado “Tab Hover Cards”, esse recurso foi adicionado para ajudar os usuários avançados do Chrome que abrem um grande número de guias.

Assim, a placa flutuante tornará mais fácil para os usuários com barras de ferramentas do navegador lotadas localizarem a guia que estão procurando em um determinado momento, em vez de percorrer tudo de uma vez.

Para desativar esse recurso ou usar um estilo diferente para os cartões de visita, basta visitar:

chrome://flags/#tab-hover-cards

Modo escuro em todos os sites

Uma adição interessante ao Chrome 78 é um recurso chamado Forced Dark Mode que permite uma configuração do modo escuro em todos os sites, mesmo que o site ofereça suporte a um tema escuro ou não.

Esse recurso não mexe com o código-fonte dos sites, mas usa a inversão da teoria das cores para mudar as UIs dos sites leves para suas versões cromáticas escuras.

Alguns sites podem parecer estranhos quando esse recurso está ativado, mas, de nossos experimentos, as inversões baseadas no CIELAB pareciam muito boas.

Para ativar o modo escuro forçado, você pode acessar e ativar a seguinte flag do Chrome:

chrome://flags/#enable-force-dark

Ferramenta de verificação de senha do navegador Google Chrome 78

O Chrome 78 também é a primeira versão do Chrome que integra a ferramenta Chrome Password Safety. Esta é uma extensão desenvolvida pelo Google que foi integrada ao Chrome.

A extensão anterior permitia aos usuários verificar se suas senhas haviam vazado em violações de dados públicos. Agora, esta opção está disponível no próprio Chrome, mas só funcionará se os usuários estiverem sincronizando senhas armazenadas no Chrome em suas Contas do Google.

Nós detalhamos esse recurso em um artigo mais longo no início deste mês, que você pode ler aqui.

A ferramenta verificação de senha não está ativada por padrão, mas os usuários podem ativá-la visitando:

chrome://flags/#password-leak-detection

Avaliações de DNS sobre HTTPS

Então, o Chrome 78 também é a versão na qual o Google lança o novo recurso DNS sobre HTTPS (DoH) no Chrome. Esse protocolo funciona disfarçando consultas e respostas DNS dentro do tráfego HTTPS regular.

No início de setembro, o Google disse que testaria o desempenho do DoH em um teste de campo real, dentro da versão estável do Chrome.

O que os usuários precisam saber é que a implementação de DoH do Chrome é diferente do Firefox. Enquanto o Firefox envia todas as solicitações de DoH para um servidor Cloudflare por padrão, o Chrome não modifica as configurações de DNS do computador local.

No entanto, se o servidor DNS definido localmente do usuário suportar DoH, o Chrome enviará solicitações de DoH. Caso contrário, o Chrome enviará solicitações de DNS clássicas.

Remoção do XSS Auditor

E por último, mas não menos importante, no Chrome 78, os engenheiros do Google removeram o antigo XSS Auditor, um recurso de segurança que estava presente no Chrome desde a v4, lançado em 2009.

Durante anos, essa é a proteção de fato do Chrome contra ataques de script entre sites (XSS). No entanto, à medida que o XSS Auditor envelhecia e os padrões da Web avançavam, a ferramenta se tornou altamente ineficiente, e os engenheiros do Chrome decidiram removê-la definitivamente durante o verão.

Contudo, abordamos as mudanças mais interessantes. Os usuários que desejam saber mais sobre os outros novos recursos adicionados ou removidos da versão 78 do navegador Google Chrome podem conferir os seguintes links:

As atualizações de segurança do Chrome são detalhadas aqui.
As alterações no navegador de código aberto do Chromium são detalhadas aqui.
Desaprovações da API do desenvolvedor do Chrome e remoções de recursos estão aqui.
As atualizações do Chrome para Android são detalhadas aqui.
As atualizações do Chrome para iOS são detalhadas aqui.
As alterações no mecanismo JavaScript do Chrome V8 estão disponíveis aqui.

Por fim, segue um vídeo sobre as novidades da nova versão 78 do navegador Google Chrome:

Via: ZDNet

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

nordvpn-nega-ter-sido-vitima-de-hackers

NordVPN nega ter sido vítima de hackers!

amazon-usa-4000-robos-para-acelerar-entregas

Amazon usa 4000 robôs para acelerar entregas!