in

NixOS toma ação drástica após velocidade de criptografia ZFS cair com Kernel 5.0

A velocidade caiu de 1.2GB/s cair para 200MB/s com o Linux 5.0+

mx-linux-proxmox-e-nixos-lancam-novas-versoes

O NixOS toma uma ação drástica após a velocidade de criptografia ZFS cair de 1.2GB/s para 200MB/s com o Kernel 5.0+. A mudança no Linux 5.0 já havia quebrado a compatibilidade com o ZFS On Linux. Agora, acaba sendo muito desagradável para o desempenho da criptografia ZFS. Um desenvolvedor NixOS relata que as funções não são mais exportadas pelo Linux 5.0. Isso porque o suporte acaba reduzindo o desempenho de criptografia do conjunto de dados do ZFS para 200MB/s. Os kernels anteriores chegavam em torno de 1.2GB/s.

Este foi o problema no início do ciclo do kernel do Linux 5.0 com as funções __kernel_fpu_ begin / restore não sendo mais exportadas. Mesmo com a janela de mesclagem do kernel do Linux 5.2 acontecendo agora, uma solução para satisfazer o uso do ZFS no Linux não foi alcançada. Sua solução alternativa usada by ZFS no Linux desabilita os algoritmos baseados em vetor (SSE/AVX) ao construir contra o Linux 5.0+. Isso, por sua vez, é o que causa a grande queda de desempenho quando executado nos kernels recentes.

ZFS sem importância no Linux

ubuntu-ainda-trabalha-suporte-a-instalacao-do-zfs

Infelizmente, os principais desenvolvedores de kernel envolvidos reconhecidamente não se importam com o ZFS On Linux. já que é uma licença fora da árvore e incompatível para mainline. A razão pela qual eles descartaram o código, em primeiro lugar, foi a falta de usuários. Então, embora seja simples restaurar o código, eles não o fazem.

O NixOS é agora a primeira distribuição que decidiu carregar o pequeno patch em sua própria construção de kernel para que os símbolos sejam exportados e, por sua vez, apanhados pelo sistema de construção ZoL. Eles fundiram o patch no início desta semana.

A grande esperaça é de que mais distribuições Linux façam isso. Outra alternativa é que o suporte seja restaurado no kernel principal para não prejudicar o desempenho da criptografia ZFS.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

OpenMandriva, OpenIndiana, OmniOS, Project Trident, Recatux e LibreELEC têm novas versões

vulkan-1-1-107-lancado-com-novidades

Vulkan 1.1.108 liberado com duas novas extensões