in

Novas imagens mostram Edge Chromium remodelado

Intenção é dar uma cara própria ao navegador.

Imagens: The Verge

Um navegador mais polido e bem diferente das primeiras imagens divulgadas. Esta é a promessa para o novo Microsoft Edge baseado no Chromium que deve estrear em breve. De acordo com o site The Verge, as mudanças já podem ser notadas. Se antes o novo Edge parecia o Chrome ou o Firefox, seu visual já está diferenciado. Com um novo toque personalizado e animações, ele deve ter ‘personalidade’ própria.

Como deve ser o novo Edge Chromium

Imagens: The Verge.

Quando se instala a versão do Edge do Chromium pela primeira vez, a Microsoft solicitará que você importe favoritos, senhas e histórico de navegação do Chrome ou do Edge (dependendo do seu padrão). A tela de configuração também solicita que você escolha um estilo para a guia padrão antes de começar a navegar.

A maior parte da interface do usuário do navegador é uma mistura de Chrome e Edge. Então, a Microsoft claramente tentou adicionar seus próprios pequenos toques aqui e ali. Há uma opção de acessibilidade em voz alta. Ela simplesmente lê a página em voz alta, como acontece nas versões existentes do Edge. Alguns recursos que você esperaria do Edge estão faltando, no entanto. A Microsoft ainda não implementou um modo escuro, o recurso de separar abas não está disponível, e escrever na web com uma caneta está faltando.

MICROSOFT EDGE SUPORTA EXTENSÕES DO CHROME

A Microsoft também tem suporte para extensões e uma página de extensões dedicadas para as aprovadas. Você também poderá instalar extensões do Google Chrome na loja on-line do Google, basta ativar uma opção nas configurações das extensões. Várias extensões foram testadas, como 1Password e Ghostery, e funcionam exatamente como se espera no Chrome.

A Microsoft está oferecendo suporte de sincronização para extensões na interface de configurações para esta nova versão do Edge. Porém, não parece que estará disponível imediatamente. A página observa que “mais dos recursos listados acima ficarão disponíveis para sincronização nos próximos meses”. Atualmente, você só pode sincronizar favoritos, mas não configurações, histórico, extensões, guias abertas, senhas e informações de preenchimento automático.

Para uma versão inicial do Edge baseada no Chromium, o novo navegador da Microsoft parece muito polido. Além disso, é muito rápido para iniciar e navegar. Se a Microsoft conseguir manter esse bom trabalho e deixar o Edge otimizado no futuro, pode se tornar um forte concorrente ao Chrome não só no Windows. Uma das principais críticas é que o Edge costuma ser lento, desajeitado e nem sempre funcionava com sites corretamente. Este novo Edge parece totalmente diferente, graças ao seu back-end do Chromium.

Ainda não está claro quando a Microsoft disponibilizará esta nova versão do Edge publicamente. No entanto, se considerarmos que as versões internas mais recentes são estáveis e funcionam bem, é provável que chegue muito em breve.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

distribuicoes-linux-devem-melhorar-como-o-sudo-mostra-as-senhas

Como instalar e habilitar o comando sudo no Debian!

Depois de hackeado, Firefox lança atualização de segurança

Depois de hackeado, Firefox lança atualização de segurança