Novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS

Recentemente foi decidido que o suporte ao sistema de arquivos ZFS do FreeBSD seria baseado no ZFS On Linux. Essa nova implementação do “ZFS On BSD” baseada no ZOL continua avançando. Agora é mais fácil de testar graças ao iX Systems e sua plataforma TrueOS. Portanto, o novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS.

OpenZFS ficou para trás

Novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS

O código base do ZFS on Linux está sendo mais ativamente mantido e melhorado do que o suporte ao OpenZFS dentro do kernel Illumos., Assim os desenvolvedores do FreeBSD estão trabalhando na fusão de suas mudanças “ZOB” com o ZOL.

Esta nova porta ZFS para o FreeBSD já lhes fornecerá raidz vetorizado, checksums vetorizados, conjuntos de dados criptografados, cotas de projeto e outros recursos não oferecidos atualmente pelo driver de kernel do sistema de arquivos.

E o TrueOS?

TrueOS 18.03

Este novo código ZFS ainda é um trabalho em progresso. No entanto, o pessoal da iX Systems começou a rodar um snapshot diário de sua plataforma TrueOS. Ela é baseada no FreeBSD com o novo código ZFS.

A partir de zfsonfreebsd.github.io podem ser encontrados agora instantâneos ISO diários do código ZoF mais recente, emparelhado com TrueOS, enquanto se desativa o código ZFS “nativo”.

Na página do ZFS on Linux você encontrará os arquivos necessários para instalação em várias distribuições, como ArchLinux, Fedora e Ubuntu.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

GNOME no Wayland corrige lentidão em gráficos ASpeed

Previous article

Fedora 30 deve usar LUKS2 para criptografia de discos

Next article

You may also like

More in Notícias