in

Novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS

Novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS

Recentemente foi decidido que o suporte ao sistema de arquivos ZFS do FreeBSD seria baseado no ZFS On Linux. Essa nova implementação do “ZFS On BSD” baseada no ZOL continua avançando. Agora é mais fácil de testar graças ao iX Systems e sua plataforma TrueOS. Portanto, o novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS.

- Anúncios -

OpenZFS ficou para trás

Novo ZFS do FreeBSD pode ser testado no TrueOS

O código base do ZFS on Linux está sendo mais ativamente mantido e melhorado do que o suporte ao OpenZFS dentro do kernel Illumos., Assim os desenvolvedores do FreeBSD estão trabalhando na fusão de suas mudanças “ZOB” com o ZOL.

Esta nova porta ZFS para o FreeBSD já lhes fornecerá raidz vetorizado, checksums vetorizados, conjuntos de dados criptografados, cotas de projeto e outros recursos não oferecidos atualmente pelo driver de kernel do sistema de arquivos.

E o TrueOS?

TrueOS 18.03

Este novo código ZFS ainda é um trabalho em progresso. No entanto, o pessoal da iX Systems começou a rodar um snapshot diário de sua plataforma TrueOS. Ela é baseada no FreeBSD com o novo código ZFS.

A partir de zfsonfreebsd.github.io podem ser encontrados agora instantâneos ISO diários do código ZoF mais recente, emparelhado com TrueOS, enquanto se desativa o código ZFS “nativo”.

Na página do ZFS on Linux você encontrará os arquivos necessários para instalação em várias distribuições, como ArchLinux, Fedora e Ubuntu.

Fonte

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

GNOME no Wayland corrige lentidão em gráficos ASpeed

Nvidia corrige falhas de alta gravidade nos drivers para Linux e Windows

Google coloca driver Nouveau na lista negra