Impressionante o crescimento dos últimos anos da plataforma de jogos Steam. Os dados não deixam mentir. É que o número de usuários bate novo recorde e chega a 36 milhões de jogadores online.
A Valve viu o Steam quebrar recordes repetidamente recentemente e, mais uma vez, outro fim de semana viu outra onda de jogadores.
No início de março, o Steam primeiro ultrapassou 34 milhões online, depois uma semana depois 35 milhões, e agora aqui estamos outra semana depois vendo um pico de 36.354.393 pessoas online (do SteamDB). Na época, 11.576.186 jogadores também estavam na plataforma.
Nas últimas horas, os principais jogos foram:
- Counter-Strike 2
- Dota 2
- PUBG: BATTLEGROUNDS
- Apex Legends
- HELLDIVERS 2
- NARAKA: BLADEPOINT
Um jogo surpreendente que vi surgir recentemente é Supermarket Simulator (lançado em 20 de fevereiro), que atingiu um pico de 51.363 jogadores no domingo. Você nunca mais sabe o que vai ser popular de repente.
Número de usuários bate novo recorde e chega a 36 milhões de jogadores online
Além disso, o Steam agora tem mais de 100.000 jogos listados. Realmente há muitos jogos, e com mais lançamentos a cada ano, o Steam ficou bastante grande como plataforma, com ele agora listando mais de 100.000 jogos.
Quando você faz uma pesquisa especificamente apenas por jogos no Steam, o número que a Valve agora dá é 100.392, embora no SteamDB esse número seja 104.727, pois eles ainda mostram jogos que não estavam listados (que você ainda pode baixar se você os comprou).
Os últimos anos de lançamento no SteamDB:
- 2024 – 4,599
- 2023 – 14,337
- 2022 – 12,087
- 2021 – 10,994
- 2020 – 9,371
- 2019 – 7,669
- 2018 – 7,901
- 2017 – 6,106
- 2016 – 4,272
Como os desenvolvedores devem chamar a atenção quando há dezenas de milhares de jogos sendo lançados no Steam todos os anos agora? Quando as listas de lançamento no Steam estão em constante movimento, como o que aconteceu com Potions: A Curious Tale, com ele sendo esbarrado na lista devido a vários jogos clássicos da EA sendo lançados de uma só vez com a desenvolvedora postando sobre isso no X. Um pouco brutal talvez, mas depois confiar em aparecer em uma lista como essa no Steam não tem sido a melhor ideia há muito tempo.
Mesmo com o Steam constantemente adicionando jogos, ainda há muito sucesso. Deep Rock Galactic: Survivor acabou de atingir 1 milhão, Palworld atingiu 15 milhões, Last Epoch atingiu 1 milhão, Core Keeper cerca de 2 milhões, Rail Route atingiu 100k e a lista continua e isso é apenas uma escolha de alguns que eu cobri diretamente. Há muitas histórias de sucesso em andamento. Então, claramente, alguns desenvolvedores estão indo bem.
Isso me leva a um artigo de opinião de GamesIndustry.biz intitulado “Descobribilidade é um problema que nunca será resolvido”, e realmente traz algumas questões interessantes. Vale a pena ler! Ele também toca na questão com Poções: Um Conto Curioso mencionado acima. Como Rob Fahey escreve, “Discoverability é uma batalha que nunca termina”, e Fahey está certo. A Valve costuma ajustar o Steam, adicionar novos recursos e novas maneiras de encontrar jogos – mas isso nunca vai acabar, e só ficará mais complicado à medida que mais pessoas fizerem e lançarem jogos vendo a atenção do potencial comprador se espalhar cada vez mais.
Não tenho nenhuma resposta, claro, não sou um guru do marketing, mas todas as plataformas vão acabar com esse problema. GOG, Epic Games e assim por diante. Quanto mais eles acrescentarem, mais difícil será para lançamentos futuros. As equipes de relações públicas e o pessoal de marketing certamente têm seu trabalho cortado para eles. Olhando para a minha própria caixa de entrada, eu recebo facilmente entre 50-100 e-mails semanalmente, alguns dias são absolutamente loucos com anúncios todos para jogos querendo algum tipo de atenção.