in

Nvidia detalhou o processo de montagem do Selene, o sétimo supercomputador mais rápido do mundo

O Selene usa 560 CPUs AMD Epyc 7742.

Nvidia detalhou o processo de montagem do Selene, o sétimo supercomputador mais rápido do mundo
Imagem: Nvidia.

A Nvidia detalhou o processo de montagem do supercomputador Selene, o sétimo supercomputador mais rápido do mundo. O supercomputador foi montado em meio à pandemia em apenas três semanas e meia com uma equipe de seis pessoas, além de um robô.

O Selene ocupa o segundo lugar na lista Green500 de supercomputadores mais eficientes. Além disso, o Selene usa 560 CPUs AMD Epyc 7742 (64 núcleos cada) e 2240 GPUs Nvidia A100. Seu desempenho teórico máximo é de pouco menos de 35 mil teraflops.

Nvidia detalhou o processo de montagem do supercomputador Selene

Os supercomputadores da Nvidia levavam meses para construir e eram extremamente difíceis de manter e atualizar. Quando se tratou de projetar o Selene, eles tentaram torná-lo o mais simples e modular possível.

Assim, cada um dos 280 nós do Selene é padronizado contendo oito GPUs Nvidia e duas CPUs AMD. Os armários são enfileirados em grupos de dezesseis.

Nvidia detalhou o processo de montagem do Selene, o sétimo supercomputador mais rápido do mundo
O supercomputador foi montado em meio à pandemia em apenas três semanas e meia com uma equipe de seis pessoas, além de um robô.

Conectar um supercomputador é sempre uma tarefa complicada, mas a Nvidia usou os switches InfiniBand da Mellanox para reduzir o número de cabos necessários e, ao mesmo tempo, aumentar a largura de banda.

O Selene é resfriado por SuperPOD. Todos os SuperPODs residem em um armazém gigante com ar-condicionado. A minúscula equipe de montagem da Nvidia só precisou instalar o piso e vedar os SuperPODs para controlar o fluxo de ar.

A Nvidia foi criativa com o equipamento de monitoramento do Selene. Por exemplo, eles compraram um pequeno robô chamado Trip, que pode ser controlado remotamente e girado para observar o que está acontecendo dentro do Selene. Além disso, eles construíram um bot para o Slack que envia notificações quando o hardware está se comportando mal ou quando um cabo se solta.

Fonte: Tech Spot

Supercomputador com Nvidia vai trabalhar em mudanças climáticas e projetos de coronavírus

Oito dos 10 supercomputadores mais rápidos do mundo economizam energia com NVIDIA Enterprise

Marinha dos EUA encomenda supercomputador com itens da AMD e Nvidia com 590 TB de RAM

NVIDIA Enterprise foca na educação de IA com parcerias com instituições de ensino