in

Nvidia fornecerá componentes para o Leonardo, o supercomputador mais rápido do mundo

Ele virá com 14.000 GPUs Ampere fabricadas pela Nvidia.

A Nvidia anunciou que fornecerá componentes para o supercomputador de IA mais rápido do mundo, o Leonardo. O supercomputador com sede na Itália fará parte de uma extensa rede de máquinas semelhantes em toda a Europa.

O Leonardo está sendo desenvolvido na CINECA, uma associação de várias universidades e centros de pesquisa italianos. Ele virá com 14.000 GPUs Ampere fabricadas pela Nvidia.

Nvidia fornecerá componentes para o supercomputador Leonardo

Sanzio Bassini, da CINECA, afirma:

O supercomputador Leonardo é o resultado de nosso compromisso de longo prazo em expandir os limites do que um supercomputador exascale moderno pode ser.

Nvidia fornecerá componentes para o Leonardo, o supercomputador mais rápido do mundo
A Nvidia anunciou que fornecerá componentes para o supercomputador de IA mais rápido do mundo, o Leonardo.

O supercomputador fornecerá desempenho de até 10 exaflops e lidará com tarefas complexas de IA e computação de alto desempenho (HPC). Seu objetivo é resolver problemas em grande escala de várias disciplinas, que vão desde a física de alta energia até as mudanças climáticas.

Além disso, a Atos fornecerá componentes integrais para o sistema. O supercomputador Leonardo usará os nós do supercomputador BullSequana XH2000 da Atos que vêm equipados com 4 unidades de GPU Nvidia e uma CPU Intel.

A União Europeia e os governos participantes planejam emergir como uma força global na supercomputação, trabalhando juntos para criar uma rede de supercomputadores em todo o continente.

Mark Hamilton, da Nvidia, afirma:

O roteiro de tecnologia EuroHPC para exascale na Europa está abrindo portas para um rápido crescimento e inovação em HPC e IA.

A Nvidia também está fornecendo seu Mellanox HDR Infiniband, com velocidades de até 200 Gb/s para a rede de supercomputadores.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Fossbytes

Nvidia faz parceria com a TSMC para a produção de Ampere de 7 nm

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

CEO da Nvidia diz que ARM precisa ser uma ampla plataforma de computação