A fabricante de chips americana Nvidia confirmou que está investigando um incidente cibernético que supostamente derrubou as ferramentas de desenvolvedor e os sistemas de e-mail da empresa. A Nvidia disse em comunicado que a natureza e o tamanho do incidente ainda estão em avaliação, acrescentando que as atividades comerciais da empresa não foram afetadas como resultado. Portanto, este seria um novo ataque cibernético contra a Nvidia.
Estamos investigando um incidente. Nossas atividades comerciais e comerciais continuam ininterruptas. Ainda estamos trabalhando para avaliar a natureza e o escopo do evento e não temos informações adicionais para compartilhar neste momento, dizia o comunicado.
Embora a Nvidia não esteja compartilhando mais detalhes sobre o incidente, o The Telegraph relata que os sistemas de e-mail e as ferramentas de desenvolvedor da empresa sofreram interrupções nos últimos dois dias após uma “intrusão maliciosa na rede”.
NVIDIA investiga novo ataque cibernético contra empresa
Citando uma fonte, o relatório afirma que os sistemas da empresa ficaram offline por dois dias, mas que partes de seus sistemas de e-mail começaram a funcionar na sexta-feira.
Ainda não está claro se os hackers obtiveram dados da Nvidia ou de seus clientes, nem se algum de seus parceiros foi afetado. A Nvidia ainda não identificou o culpado, e os clientes dizem que não foram informados de nenhum incidente, de acordo com o relatório do The Telegraph.
A notícia de um possível ataque cibernético na Nvidia ocorre apenas algumas semanas depois que a empresa com sede em Santa Clara rescindiu sua oferta de US$ 40 bilhões para adquirir o designer de chips britânico Arm. A empresa disse que a decisão foi mútua, resultado de “desafios regulatórios significativos que impedem a consumação da transação, apesar dos esforços de boa fé das partes”.
NVIDIA trabalha no suporte para Gamescope Wayland Compositor da Valve
Apesar desses problemas, a equipe da Nvidia trabalha normalmente e já prepara o suporte para Gamescope Wayland Compositor da Valve. O compositor Gamescope Wayland da Valve nasceu de seu antigo esforço Steamcompmgr, porém, reescrito para direcionar Wayland, interagindo diretamente com APIs DRM/KMS para maior eficiência e fazendo uso do Vulkan. Até o momento, o Gamescope trabalhou com as pilhas de drivers gráficos Linux de código aberto Intel e Radeon, enquanto o driver proprietário da NVIDIA está vendo o trabalho na direção de suportá-lo.
Além de Gamescope ser interessante por seus benefícios de desempenho e latência como parte de seu design para otimizar a execução de jogos, ele também fornece recursos como FidelityFX Super Resolution (FSR) integrado e dimensionamento inteiro também. Devido à sua crescente popularidade entre os jogadores e benefícios tangíveis, a NVIDIA está trabalhando para oferecer suporte ao Gamescope com seu driver.
A NVIDIA confirmou que está trabalhando no suporte do Gamescope para seu driver e esta semana James Jones da NVIDIA enviou uma solicitação inicial de correções para lidar com o uso do driver NVIDIA. As alterações solicitadas no Gamescope são para aumentar o limite do descritor de arquivo flexível (FD) para o processo na inicialização e não usar a propriedade GAMMA_LUT CRTC onde não há suporte. Essas mudanças genéricas, por sua vez, são um passo em direção à compatibilidade do driver NVIDIA.
A solicitação inicial de pull mostra que as mudanças devem acabar chegando, embora outras melhorias no Gamescope ainda possam ser feitas. Este, porém, é apenas o passo inicial para deixar a NVIDIA e o compositor Gamescope melhores. Mas “em breve” eles esperam ter tudo resolvido para os jogadores NVIDIA Linux que desejam executar o Gamescope com seus jogos (X)Wayland.