in

O que é Bitcoin?

Neste artigo, saiba o que é Bitcoin, como funciona e por que é controversa em muitos países por causa de algumas características únicas.

A Venezuela pode ter Bitcoin e Ethereum, mas não sabe como usá-los
Muitos recorrem ao Bitcoin para evitar controle externo. Imagem: KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY / Getty Images.

O Bitcoin é uma moeda virtual que ganhou reconhecimento depois que seu preço por moeda subiu acima de US $ 13.000 no início de 2018. A criptomoeda (uma de muitas) está no centro de uma complexa interseção de privacidade, regulamentos bancários e inovação tecnológica. Hoje, alguns varejistas aceitam bitcoin, enquanto em outras jurisdições o bitcoin é ilegal.

O que é Bitcoin?

Bitcoin foi a primeira criptomoeda popular. Ninguém sabe quem o criou – a maioria das criptomoedas é projetada para o máximo anonimato – mas os bitcoins apareceram pela primeira vez em 2009 a partir de um desenvolvedor chamado Satoshi Nakamoto. Desde então, ele desapareceu e deixou para trás uma fortuna de bitcoin.

Como o bitcoin foi a primeira grande criptomoeda, todas as moedas digitais criadas desde então são chamadas altcoins ou moedas alternativas. Litecoin, Peercoin, Feathercoin, Ethereum e centenas de outras moedas são todas altcoins porque não são bitcoin.

Uma das vantagens do bitcoin é que ele pode ser armazenado offline em hardware local, como num disco rígido seguro. Esse processo é chamado de armazenamento a frio e protege a moeda de ser roubada por outras pessoas. Quando a moeda é armazenada na Internet em algum lugar, chamado de armazenamento quente, existe o risco de ser roubada.

Por outro lado, se uma pessoa perde o acesso ao hardware que contém os bitcoins, a moeda desaparece para sempre. Estima-se que até US $ 30 bilhões em bitcoins tenham sido perdidos ou extraviados por mineradores e investidores.

Por que o Bitcoin é tão controverso

Vários eventos transformaram o bitcoin em uma sensação da mídia.

De 2011 a 2013, os comerciantes criminosos tornaram os bitcoins famosos comprando-os em lotes de milhões de dólares para que pudessem mover dinheiro fora dos olhos dos policiais e cobradores de impostos. Posteriormente, o valor dos bitcoins disparou.

Os golpes também são muito reais no mundo das criptomoedas. Investidores ingênuos e experientes podem perder centenas ou milhares de dólares em fraudes.

Bitcoins e altcoins são controversos, porque tomam o poder de emitir dinheiro dos bancos centrais e o entregam ao público em geral. As contas Bitcoin não podem ser congeladas ou examinadas pelos fiscais, e os bancos intermediários são desnecessários para a movimentação de bitcoins. As autoridades policiais e banqueiros veem os bitcoins como semelhantes às pepitas de ouro no oeste selvagem – longe do controle da polícia e das instituições financeiras.

O que é Bitcoin?
Os Bitcoins tomam o poder de emitir dinheiro dos bancos centrais e o entregam ao público em geral. Imagem: krisanapong detraphiphat / Getty Images.

Como funcionam os Bitcoins

Bitcoins são moedas completamente virtuais projetadas para serem independentes por seu valor, sem a necessidade de os bancos moverem e armazenarem o dinheiro. Uma vez que os bitcoins pertencem a uma pessoa, eles se comportam como moedas de ouro físicas. Eles possuem valor e são negociáveis como se fossem pepitas de ouro. Os Bitcoins podem ser usados para comprar bens e serviços on-line com empresas que os aceitam ou podem ser escondidos na esperança de que seu valor aumente com o tempo.

Bitcoins são negociados de uma carteira pessoal para outra. Uma carteira é um pequeno banco de dados pessoal armazenado em uma unidade de computador, smartphone, tablet ou na nuvem.

Os Bitcoins são resistentes a falsificações porque vários computadores, chamados nós, na rede devem confirmar a validade de cada transação. É tão computacionalmente intenso criar um bitcoin que não vale a pena financeiramente para os falsificadores manipularem o sistema.

Se gostou de saber o que é Bitcoin, não deixe de compartilhar!

Fonte: Lifewire

Leia também: HTC faz parceria com Bitcoin.com para oferecer suporte para o smartphone Exodus 1

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Plasma 5.18 vai melhorar a bandeja do sistema

Plasma 5.18 vai melhorar a bandeja do sistema

Vírus Andyroid: Você está minerando Bitcoins sem saber?

Vírus Andyroid: você está minerando Bitcoins sem saber?