in

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?

Saiba mais sobre essa tecnologia que chega para melhorar a velocidade e a segurança na Internet.

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?

Quando se trata da Internet, o objetivo é sempre a velocidade de navegação e afins. Muito em breve, os proprietários do site terão a opção de usar o novo HTTP/3 para melhorar a velocidade do site. Depois que o navegador adotar o novo protocolo, você notará downloads de dados mais rápidos.

O que é HTTP/3?

Então, HTTP ou HyperText Transfer Protocol, é o protocolo de rede usado pela World Wide Web que permite abrir links de páginas da web. Seu principal objetivo é se comunicar com um servidor web.

O protocolo foi desenvolvido no final da década de 1980 e no início da década de 90 e foi lançado ao público em 1996. Essa primeira versão do protocolo foi a única versão por quase vinte anos, até a segunda versão, HTTP/2, ser lançada em 2015. A segunda geração de HTTP usou pipelining e compactação de dados para tornar a conexão mais rápida.

Agora, apenas quatro anos depois, o HTTP/3 está começando a se integrar a navegadores e sites e promete tornar a Internet ainda mais rápida.

O HTTP/3 foi adotado pela IETF (Internet Engineering Task Force) como uma substituição mais moderna do HTTP/2. É uma mistura de várias tecnologias que trabalham juntas para melhorar a velocidade e a segurança ao acessar informações na Internet.

Essa nova tecnologia envia dados mais rapidamente, é menos suscetível a erros e reduz a latência para que o site comece a carregar rapidamente quando você clicar no link. O HTTP/3 também possui criptografia interna, portanto, não é necessário ter uma designação HTTPS separada. Ele executa a criptografia TLS (Transport Layer Security) 1.3. É o mesmo protocolo que coloca o “S” em HTTPS.

O HTTP/3 é baseado em QUIC e era anteriormente conhecido como HTTP-sobre-QUIC. QUIC, ou Quick UDP Internet Connections, é um protocolo desenvolvido pela Google.

Como funciona o HTTP/3?

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?
Imagem: reprodução / Toptal

Uma distinção crítica entre HTTP/2 e HTTP/3 é como eles enviam pacotes de dados pela Internet. O novo HTTP/3 usa UDP em vez de TCP. Tanto o TCP quanto o UDP são protocolos usados para enviar bits de dados pela Internet.

No entanto, com o TCP mais antigo, os pacotes de informações são enviados por um método ordenado, verificado por erros e confiável. Parece ótimo, mas se um único pacote for perdido durante a transmissão, ele poderá atrapalhar todo o processo, como um acidente que causa um congestionamento no trânsito.

O HTTP/3 usa o protocolo UDP, enviando informações sem ordem ou verificação de erros. É menos confiável que o TCP e mais rápido. Se os pacotes forem perdidos, o aplicativo que você está usando pode solicitar que os pacotes ausentes sejam enviados novamente, talvez usando o TCP para fazer isso.

Por outro lado, diferentemente do HTTP/2, esse pacote perdido afeta apenas os dados nesse pacote. Não afeta a transmissão dos outros. É como se alguém tivesse movido magicamente os carros envolvidos em um acidente de trânsito para o lado da estrada, para que os veículos pudessem continuar passando por ele.

Esse protocolo HTTP mais recente cria uma única conexão capaz de enviar vários fluxos de dados como HTML, JavaScript, CSS e imagens ao mesmo tempo.

Depois que a conexão é estabelecida, os dados começam a fluir usando o protocolo UDP. Os pacotes fluem em qualquer ordem, tornando a transmissão mais rápida. Funciona porque cada pacote contém um marcador de identificação que ajuda a encomendar os pacotes assim que são recebidos.

Onde obter e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?

Imagem: reprodução / Scottie’s Tech

Apenas espere. Virá. Se você não fizer nada, em breve descobrirá que a Internet acelerou para você sem nenhum custo. O seu navegador acabará por mudar para HTTP/3.

Se você está impaciente para experimentá-lo, os navegadores Chrome e Firefox têm versões experimentais dele que você pode acessar.

No Chrome, você pode ativar a Flag para usá-lo experimentalmente:

  1. Digite “chrome://flags” na sua barra de endereço no Google Chrome/Chromium.
  2. Localize as configurações do “Experimental QUIC protocol” e ative-o.

O que é e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3?

Provavelmente, sua velocidade de navegação com o HTTP/3 será melhor agora.

No Mozilla Firefox, você pode baixar a versão beta do Firefox Nightly.

Navegadores baseados em Chromium, como Opera e Microsoft Edge, herdarão a tecnologia HTTP/3 da Google.

Atualmente, a Cloudflare oferece a opção de usar o HTTP/3 para seus clientes que estão na lista de espera. Seus usuários poderão utilizar essas atualizações em seus sites e torná-las mais rápidas. O Facebook e o Google já usam essa tecnologia há algum tempo.

Portanto, talvez, você não se importe muito com o que torna a Internet mais rápida, desde que a velocidade melhore. O HTTP/3 não criará necessariamente uma experiência de acesso instantâneo extremamente rápida, mas, à medida que mais navegadores e sites começarem a usar o HTTP/3, sua experiência com a Internet melhorará.

Através deste artigo, descobrimos o que é, como funciona e como melhorar a velocidade de navegação com o HTTP/3, uma tecnologia que chegou para melhorar a velocidade e a segurança na Internet.

Fonte: Make Tech Easier

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender

Firefox 74 impedirá carregamento de extensões

Fork do Raspbian PIXEL para PC e Mac agora é baseado no Debian 10

Fork do Raspbian PIXEL para PC e Mac agora é baseado no Debian 10