O Linux Kernel, como todos sabem, é o coração de qualquer distribuição Linux. No entanto, um erro anda assustando muita gente, o kernel panic. Este erro nos dias atuais não é tão fácil de acontecer, mas quando ocorrem muita gente nem se quer tenta corrigir o problema. Dito isso, partem para formatação completa do computador e perdendo tempo. O erro kernel panic é semelhante à tela azul do Microsoft Windows, e por isso causa um certo espanto quando ele ocorre. Se você instalou um kernel novo e este erro foi exibido, temos um tutorial onde orientamo sobre como voltar a versão do Linux kernel anterior e remover o Linux kernel com erro.
O Kernel é responsável por tudo em qualquer sistema operacional, em resumo ele inicializa o sistema, carrega drivers e faz tudo funcionar. Além disso, o uso da memória também é regulado pelo kernel, como também os processos, uso da CPU e várias outras funções importantes. Os erros que envolvem o kernel podem ser os mais simples, como um serviço que não iniciou ou terminou da maneira correta, mas também com o erro kernel panic.
O que pode causar o Kernel Panic?
Há muitas causas para que o erro kernel panic aconteça, no entanto, são situações que parecem simples demais, mas na verdade para gerar este erro, precisam de muitos detalhes.
Erros, falhas e modificações: Este é o mais comum, mesmo que não seja tão corriqueiro. O Linux Kernel é testado amplamente. Além disso, diversos computadores com tipos distintos de hardware também são testados. Assim, o Linux Kernel acaba coletando uma amostragem de possíveis erros. O kernel possui seus próprios drivers, certamente você já deve ter lido que a empresa Y enviou drivers de código aberto para o kernel K. Mas, há aqueles drivers, como os da NVIDIA, que são fechados, e a equipe do Linus não tem acesso, logo se houver uma falha no driver NVIDIA, que não foi e não pode ter seu código fornecido, vai gerar o erro kernel panic. Em sua maioria, o kernel panic pode ser causado por falhas de drivers ou modificações da própria distribuição.
E os erros são diversos, há muitas distribuições que utilizam pacotes em versões não estáveis e isso pode causar problemas. Algumas distribuições fazem modificações no ambiente, na base do sistema e até no próprio Linux Kernel, como o Ubuntu que criou o Ubuntu Kernel. Este é um dos motivos que também podem trazer problemas. Além de que alguns aplicativos também podem causar erro no kernel, e somente depois que são liberados as correções.
Memória RAM: O Linux é muito utilizando, quando desktop, em computadores não tão novos. Desta forma, pode conter hardwares, como a memória RAM, em processo de oxidação avançada ou ainda com problemas de alocação de dados. Assim, a memória RAM encabeça a nossa lista de causadores do kernel panic. O erro ocorre quando a memória está com problemas físicos e ao devolver as informações armazenadas, às vezes falta algum detalhe, um byte a menos pode causar o kernel panic. Contudo, o erro do kernel pode acontecer em sistemas Linux quando a memória está cheia, totalmente utilizada. Quando a memória RAM tenta excluir dos dados para dar lugar a outros, isso pode requerer um pouco de memória, e quando não há pode causar um pequeno colapso.
Estes são as principais causas do erro Kernel Panic, mas não se preocupe.