in

O que é teclado fantasma e por que você deveria se importar?

Conheça o keyboard ghosting e como evitá-lo.

O que é teclado fantasma e por que você deveria se importar?
Imagem: Reprodução / Make Tech Easier.

O termo “teclado fantasma” (em inglês: keyboard ghosting) é muito menos assustador do que parece. Apesar disso, ele pode definitivamente “assombrar” certos usuários de teclado e causar resultados indesejáveis. Você encontrará muitos teclados “anti-fantasma” no mercado para resolver esse problema, mas a pergunta permanece: o que é esse “fantasma” e por que você deveria se preocupar com isso?

O que é o teclado fantasma?

Teclado fantasma é quando um teclado não registra uma tecla pressionada, mesmo que o usuário a tenha pressionado corretamente. Isso geralmente ocorre porque o fabricante do teclado tenta reduzir os custos usando peças mais baratas.

O que é teclado fantasma e por que você deveria se importar?
Imagem: Reprodução / Make Tech Easier.

Muito raramente, você mantém pressionadas mais de três teclas, suportadas pela maioria dos teclados hoje. Dessa forma, se você usar o teclado para trabalhar ou publicar em mídias sociais, os fantasmas podem nunca ser um problema.

No entanto, as coisas mudam em um ambiente de jogo. Digamos que alguém esteja jogando um jogo de tiro em primeira pessoa on-line e usando um teclado que suporte pelo menos três teclas. Eles estão correndo pelo campo de batalha, o que significa pressionar W para avançar e Shift para transformar a caminhada em uma corrida. No momento, eles estão usando duas das três chaves em seu “orçamento” apenas para se mover para frente!

Eles então localizam um inimigo à frente e mantêm pressionada a tecla Ctrl para se agachar abaixo de alguma cobertura à frente deles. Agora, temos as teclas W, Shift e Ctrl pressionadas, o que significa que o orçamento do teclado está cheio.

Se este jogador repentinamente perceber uma mina terrestre à sua frente e pressionar rapidamente o Espaço para pular sobre ela, esse aperto da tecla Espaço está “acima do orçamento”. Como tal, o teclado não registra o aperto de Espaço e o jogador corre diretamente para a mina terrestre.

Evitando um teclado fantasma

Então, se você está pensando em comprar um novo teclado e não deseja que o fantasma ocorra, o que você pode fazer?

O que é teclado fantasma e por que você deveria se importar?
Imagem: Reprodução / Make Tech Easier.

Primeiro, você pode procurar teclados “anti-fantasma”. Normalmente, eles listam o número de teclas no teclado que suportam esse recurso, como “anti-fantasma de 25 teclas”. Isso não cobre todo o teclado, mas direcionará individualmente as teclas que tendem a ser pressionadas ao lado de outras teclas.

Outra opção é procurar teclados projetados para suportar até um certo número de teclas pressionadas. Eles são anunciados usando o termo “rollover de tecla [número]”. Por exemplo, um teclado que permite pressionar 4 teclas de uma vez é chamado de teclado com rollover de 4 teclas.

No entanto, o melhor de tudo são os teclados rollovers n-key. Este termo não tem nada a ver com a tecla física “N” do teclado; é a letra matemática de um conjunto de números que continuam para sempre. Esse é um nome relevante, pois um teclado rollover n-key não tem limite superior de teclas. Cada aperto de tecla é registrada separadamente, o que significa que não há fantasmas!

Veja uma demonstração:

Resumo

O teclado fantasma não afeta a todos, mas para aqueles que são afetados, pode ser um grande aborrecimento. Se você deseja um teclado anti-fantasma, priorize os teclados de sobreposição de teclas N (rollovers n-key) para eliminar o problema.

Neste artigo, você aprendeu o que é teclado fantasma e por que você deveria se importar.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Make Tech Easier

Leia também: Teclado multimídia no Linux – Saiba como configurar!

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

onvifviewer-um-visualizador-de-camera-onvif-para-linux-saiba-instalar-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

ONVIFViewer: um visualizador de câmera ONVIF para Linux, saiba instalar no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

moonlight-jogue-remotamente-no-seu-pc-linux-com-nvidia-gamestream-saiba-instalar-no-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Moonlight: Jogue remotamente no seu PC Linux com NVIDIA GameStream, saiba instalar no no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!