in

Teclado multimídia no Linux – Saiba como configurar!

Esta tentando utilizar um teclado multimídia no Linux? Então neste artigo você vai ver como configurar o teclado de forma adequada e sem maiores problemas!

teclado-multimidia-no-linux-saiba-como-configurar

Se você acabou de comprar um teclado multimídia e quer usar ele no Linux, saiba que em alguns casos não é apenas plugar usar, ao menos os botões pausar, avançar, retroceder ou até a tecla do play podem não funcionar em sua distribuição Linux. Então hoje, vamos orientar como configurar um teclado multimídia no Linux e de forma correta.

Primeiro é importante lembrar que esta dica é tão somente para corrigir o erro de detecção dos botões multimídia, que é o recurso extra do referido teclado. Já as teclas convencionais, serão detectadas tranquilamente, sem nenhum problema. Se por ventura o seu teclado multimídia parou de funcionar completamente, talvez este artigo não vá ajudar você.

Instalando o Playerctl

O Playerctl já é nosso conhecido por aqui, ele ajuda a configurar de formas simples, os teclados multimídias que não funcionam de forma nativa no Linux. A dica de hoje deve funcionar no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e Arch Linux. Para outras distribuições Linux não abordadas, você pode buscar o pacote na central de programa de cada uma delas.

Ubuntu/Linux Mint e derivados

Para configurar um teclado multimídia no Ubuntu é preciso ficar atento que este pacote esta disponível apenas no Ubuntu 19.04, inclusive já com a versão mais recente. Tudo o que você precisa fazer agora é abrir o Terminal e colar o comando abaixo:

sudo apt install playerctl

Arch Linux e derivados

Abra o Terminal e cole o comando abaixo:

sudo pacman -S playerctl

Fedora e derivados

Abra o Terminal e cole o comando abaixo:

sudo dnf install playerctl

OpenSUSE e derivados

Abra o Terminal e cole o comando abaixo:

sudo zypper install playerctl

Pronto! Agora já temos o pacote instalado. O próximo passo é a configuração do teclado multimídia, é pouco mais complicado. Mas, vai deixar tudo funcionando e você só vai precisar fazer essa configuração apenas desta vez!

Funções básicas do Playerctl

Abaixo estão os comandos que vamos vincular as teclas do nosso teclado multimídia. Lembre-se que nem todos os teclados possuem todas as teclas exclusivas, evite vincular os comandos as teclas erradas, ou você terá que refazer toda a configuração para o seu teclado multimídia no Linux.

  • playerctl play – inicia a reprodução de mídia. Perfeito para definir em um botão dedicado “play”.
  • playerctl pause – pausa a reprodução de mídia. Útil para aqueles com um botão de pausa dedicado.
  • playerctl play-pause – um comando de combinação que pausa e retoma a reprodução de mídia. Um comando ideal para habilitar uma tecla dupla com a opção de reprodução/pausa.
  • playerctl stop – interrompe a reprodução de mídia. As vezes não é necessário vincular, a menos que o usuário tenha uma tecla de “parada” específica.
  • playerctl next – pula para o próximo item de mídia na lista de reprodução e o reproduz automaticamente. Então se você tem um botão exclusivo para avançar, esse é o comando.
  • playerctl anterior – pula para o item de mídia anterior na lista de reprodução e o reproduz automaticamente. Ideal para quem possui teclado multimídia com a função “voltar”.

Configurar teclas exclusivas do teclado multimídia no Linux

Agora que você já sabe o que cada função deve fazer e quais teclas usar, chegou então a hora de vincular cada uma delas. Vamos utilizar uma interface gráfica para isso, mas fique tranquilo, o playerctl é igual em todas as distribuições, e com isso você pode configurar seu teclado com toda tranquilidade, mas preste atenção.

Configurando teclado multimídia no GNOME

teclado-multimidia-no-linux-saiba-como-configurar-1
Imagem reprodução AddictiveTips
  1. Para configurar o teclado, precisamos localizar a aplicação. Para isso pressione a tecla Windows e busque por teclado, se por acaso você já domina o ambiente, vá em configurações e localizar “Teclado” da mesma maneira.
  2. Role até o final da lista de atalhos e clique em +, agora escolha um nome para o atalho personalizado. Agora, para cada caixa de comando, escolha uma das funções que exibimos no meio do artigo.
  3. Clique em definir atalho e pressione a tecla no teclado multimídia que você seja vincular a função. Clique em adicionar para definir a função.
  4. Repita esse processo para todas as teclas, uma por vez!

Configurando teclado multimídia no KDE

teclado-multimidia-no-linux-saiba-como-configurar-2
Imagem reprodução addictivetips
  1. Pressione a tecla do Windows no teclado, pesquise por “atalhos personalizados” e abra o aplicativo com esse nome.
  2. Encontre “Editar” e clique nele com o mouse. Em seguida, selecione “Novo”, seguido de “Atalho Global” e, finalmente, “Comando/URL”.
  3. Selecione “Ação” e escreva o comando playerctl que você deseja adicionar ao atalho. Consulte a lista de “comandos básicos” acima, se precisar de ajuda.
  4. Escolha “Trigger” e pressione a tecla de mídia no teclado que você deseja vincular o comando.
  5. Selecione “Comment” e escreva o nome do atalho personalizado.
  6. Clique em Aplicar para configurar o atalho.
  7. Repita este processo para ligar todas as funções de mídia ao KDE Plasma 5.

Configurando teclado multimídia no MATE

  1. Abra as configurações do sistema, localize “Atalhos de teclado” e selecione-o para acessar a área Atalhos de teclado do Mate.
  2. Encontre “+ Adicionar” e selecione-o para criar um novo atalho de teclado.
  3. Em “Nome”, escreva o nome do atalho que você deseja criar. Em seguida, selecione “Command” e escreva em um dos comandos listados em “comandos básicos”.
  4. Clique em “Aplicar” para adicionar o novo atalho ao Mate.
  5. Localize o atalho personalizado que você acabou de criar no Mate. Em seguida, clique duas vezes na área “desativada” para reconectá-la a uma tecla de mídia.
  6. Repita este processo para definir todos os comandos do Playerctl no Mate.

Configurando teclado multimídia no XFCE4

  1. Abra as configurações do sistema XFCE4 pressionando Alt + F2 e escrevendo no comando abaixo.
  2. xfce4-settings-manager
  3. Encontre “Adicionar” e clique nele para criar um novo atalho personalizado.
  4. Olhe para a lista de “comandos básicos” e escreva no comando playerctl que você deseja adicionar ao novo atalho.
  5. Pressione a tecla de mídia para a qual você deseja vincular o comando.
  6. Selecione “Fechar” para fechar a janela de atalho e seu novo atalho deve estar funcionando instantaneamente.
  7. Repita este processo quantas vezes forem necessárias para configurar o Playctl no XFCE4.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como bloquear sites no Android

ajude-a-testar-o-jogo-devader-um-jogo-de-tiro-intenso-que-esta-chegando-ao-linux-demo-disponivel

Ajude a testar o jogo Devader, um jogo de tiro intenso que está chegando ao Linux! Demo disponível!