Nós temos explorado casas inteligentes já há algum tempo. Há tecnologias inteligentes para o lar fornecidas por fabricantes de aparelhos como a Samsung ou a Haier que conectam sua casa inteira a dispositivos inteligentes.
Muito de nossa vida está girando em torno de casas inteligentes, mas o que elas são? Como elas funcionam e qual o seu principal uso?
O que é uma casa inteligente? Como ela funciona?
Uma casa inteligente é definida como qualquer habitação residencial ou comercial que é equipada com dispositivos que suportam a Internet das Coisas e que podem ser controlados por smartphones, computadores, alto-falantes inteligentes e outros hubs de casa inteligente.
Além disso, uma casa inteligente necessita da presença contínua de um protocolo de conectividade, como o WiFi, o Bluetooth ou tecnologias WAN de baixa potência.
Casas inteligentes e a Internet das Coisas
Casas inteligentes têm sido identificadas como o sucesso mais visível da revolução da Internet das Coisas nos anos recentes.
Dessa forma, existem unidades com inteligência artificial habilitada em vários dispositivos para casas inteligentes. Um aspirador de pó robô, por exemplo, usaria câmeras e sensores para evitar esbarrar em objetos ou cair das escadas.
Os próprios robôs pessoais são um passo em frente em alavancar habilidades de inteligência artifical visando garantir uma melhor coordenação e controle sobre aparehos de automação residenciais.
Sobretudo, quando vistas no contexto de milhões de unidades, as casas inteligentes geram um tremendo aumento de informação. Isso envolve vários agentes. Tal conceito é chamado de Big Data, que muda rapidamente e contém uma grande variedade de informação para ser processada.
Em suma, uma casa inteligente habilmente integra vários conceitos da Internet das Coisas em um único exemplo prático à vista de todos.
Vantagens de casas inteligentes
Os usos das casas inteligentes permeiam cada aspecto de nossa vida. Há muitas razões pelas quais nós dependemos delas para nosso futuro:
- Onipresença: aparelhos de casas inteligentes estão se tornando comuns à medida que o número de dispositivos conectados estão previstos para ultrapassar 40 bilhões de unidades até o ano de 2025.
- Salva-vidas: de salvar uma pessoa de uma parada cardíaca até vasos sanitários que predizem insuficiência cardíaca, casas inteligentes são valiosas em melhorar o tempo de vida dos humanos.
- Economia de energia: os dispositivos de casas inteligentes não apenas poupam esforços humanos, eles também são úteis em reduzir o consumo de eletricidade. Na verdade, muitos dispositivos da Internet das Coisas estão sendo projetados para rodar na vida útil da bateria.
Conclusão
Você não precisa mudar a maneira com que sua casa se parece para acomodar os dispositivos de casas inteligentes. A maioria dos produtos de casas inteligentes integram-se facilmente em suas tomadas existentes na parede ou plantas baixas dos seus andares, substituindo dispositivos antigos.
A adoção de casas inteligentes está ganhando ritmo rápido e, no tempo de alguns anos, quase toda residência ou unidade comercial se qualificará como uma casa ou escritório inteligente.
Afinal, você vive em uma casa inteligente? Gostou de aprender como uma funciona?
Não deixe de compartihar!
Fonte: IoT Tech Trends
Leia também: Mozilla Things: Uma alternativa para casas inteligentes!